domingo, 11 de maio de 2008

Varela fica a um passo da candidatura

O vice-presidente José Alencar participou do lançamento da pré-candidatura, em Salvador
Luiza Torres - Correio da Bahia
O vice-presidente da República, José Alencar (PRB), esteve ontem em Salvador para participar do Encontro Republicano de lideranças baianas, promovido pelo PRB, com o objetivo de anunciar a pré-candidatura do apresentador Raimundo Varela (PRB) à prefeitura da capital. O evento aconteceu um dia depois da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve na Bahia para assinar ordens de serviço e anunciar programas para o estado.
O encontro de ontem, realizado na casa de eventos Unique, na Avenida Tancredo Neves, focou na candidatura de Varela. Em seu discurso, o vice-presidente José Alencar pediu aos militantes do PRB e à platéia – formada majoritariamente por moradores de bairros populares, que votassem no apresentador e radialista. “Este é o início de um trabalho efetivo em Salvador, porque Varela cuida da causa pública desta cidade”. De acordo com ele, o partido lançará candidatos em diversas capitais brasileiras, como no Rio de Janeiro. Já as declarações do pré-candidato do PRB foram totalmente emocionais, dando ênfase principalmente à pobreza nos bairros periféricos.
O evento promovido pela legenda contou com a presença de outros pré-candidatos à prefeitura de Salvador, a exemplo do deputado federal ACM Neto (DEM) e do presidente do PSDB, Antonio Imbassahy. O deputado ACM Neto explicou que sua presença tinha como objetivo atender ao convite do apresentador e prestigiar a visita do vice-presidente da República. “Estou aqui porque esta é uma ação que reunirá diversos partidos e o DEM achou melhor atender ao convite”.
Neto afirmou que tem conversado com Varela sobre as questões que envolvem Salvador, mas negou que esse diálogo envolva estratégias para o segundo turno. O senador Antonio Carlos Júnior (DEM) também acredita ser cedo para alguma conversa sobre o segundo turno. Para ele, os partidos devem sempre dialogar e não ter uma disputa acirrada.Outras lideranças políticas também compuseram a mesa, como os senadores César Borges (presidente estadual do PR), Marcelo Crivella (pré-candidato do PRB à prefeitura do Rio de Janeiro), o presidente nacional do PRB, Vitor Paulo e o presidente regional, Valdir Trindade.
***
DEM, PSDB e PR prestigiam evento do PRB
Apesar de ter anunciado sua pré-candidatura, o apresentador Raimundo Varela continua sem querer revelar quais legendas poderão compor sua coligação. Ele citou apenas o processo de negociação que tem estabelecido com o Partido da República (PR), que tem como presidente o senador César Borges, que também estava no evento de ontem. O pré-candidato mais uma vez afirmou que está dialogando com várias siglas e que nada está definido ainda, apesar de faltar menos de um mês para as convenções partidárias. “Estamos conversando com todos os segmentos partidários. Na verdade, ainda não existe candidaturas, só pré-candidatos. Portanto, só em junho poderemos conhecer os que realmente disputarão a prefeitura de Salvador. O importante é que estamos interessados em formar uma aliança preocupada com o lado social de Salvador”, disse Varela.
O presidente do PR baiano, senador César Borges, garantiu que a sua presença no evento não significava um apoio ao pré-candidato Raimundo Varela. Borges afirmou que foi prestigiar a presença do vice-presidente José Alencar (PRB). “Estou aqui como amigo e não para apoiar Varela politicamente. O PR ainda não tomou sua decisão, mas chegará o momento. Não se pode considerar minha presença aqui como uma decisão política, porque não é isto que significa”.
O pré-candidato Antonio Imbassahy (PSDB) também afirmou que estava no evento por causa da visita do vice-presidente da República. Ele acredita que o fato de almejar a prefeitura de Salvador não significa que ele tenha que deixar de prestigiar ações de outros prefeituráveis. “A política é uma arte da convivência e da harmonia. É preciso que todos dialoguem democraticamente”. De acordo com Imbassahy, além de conversar sobre o primeiro turno das eleições, há também um diálogo sobre o segundo turno. “Já estamos nos preparando para essa possiblidade. Tenho conversado com todas as legendas, inclusive com a ala do governo do estado que é multipartidária”.
Durante o evento, o também pré-candidato a prefeitura no Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), tentou tranqüilizar o colega baiano, afirmando que por duas vezes fez campanha sozinho sem apoio de nenhum partido, sem alianças, apenas com suas “próprias pernas”.
Até o momento, o único a apresentar partidos que irão fazer parte de sua coligação foi o deputado ACM Neto. Em evento realizado na última sexta-feira, o pré-candidato democrata recebeu apoio do PRP, PTdoB e PSDC.

Nenhum comentário: