sábado, 19 de abril de 2008

Perigo nas estradas

No início da Operação Tiradentes, acidente mata três pessoas na Bahia; Polícia Rodoviária pede mais prudência
Flávio Costa
A direção negligente é apontada como principal causa de ocorrências fatais no trânsito. Nos três primeiros meses do ano, 159 pessoas morreram em 1.633 acidentes registrados nas 25 rodovias federais que cortam o estado, índice de óbitos 9,7% superior ao registrado no mesmo período de 2007. O alerta é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que lançou ontem a Operação Tiradentes, em função do feriado prolongado de 21 de abril. Nas primeiras horas do dia, já foi registrado um acidente grave envolvendo dois ônibus e um caminhão, próximo ao município de Mundo Novo, a 328km de Salvador. Três pessoas morreram.
Para reforçar a fiscalização nas estradas, numa operação que se estende até a meia-noite de segunda-feira, a corporação destacou um efetivo de 620 policiais. Durante o dia de ontem, agentes montaram barreiras em trechos da BRs 324, 101 e 116, e distribuíram panfletos com dicas para uma direção segura. Mais movimentada rodovia federal da Bahia, a BR-324, que liga Salvador a Feira de Santana, deve ter um aumento de 30% no fluxo de veículos por conta da micareta realizada no segundo maior município do estado.
Além de evitar exageros no consumo de bebida alcoólica, os motoristas devem ficar atentos às condições irregulares da rodovia, onde aconteceram 34% dos acidentes registrados em 2008. Entre os principais problemas, sinalização deficiente em vários trechos, acostamento desnivelado, buracos intermitentes. Até às 14h de ontem, o tráfego fluía normalmente na estrada.
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Pontos mais críticos
EM TRECHOS como o da Brasilgás, na saída de Salvador, e o da altura da cidade de Amélia Rodrigues, o motorista deve ter atenção redobrada, pois são pontos de constantes registros de atropelamento. Dezenove pessoas morreram desta forma nas rodovias federais da Bahia, entre janeiro e março deste ano; 13 na BR-324.
PLACAS DE sinalização são engolidas pelo mato que toma conta das margens da BR-324. O capim é senhor absoluto do canteiro central, o que atrapalha a visibilidade de quem dirige.
DETERMINADOS trechos da BR-324 são ideais para quem quiser entortar rodas, quebrar amortecedores e suspensão. No trecho que vai do Km-558 ao Km-563, na altura de Santo Amaro da Purificação, a pista é repleta de remendos e buracos, e o acostamento, quando existe, é desnivelado.
A CURVA DO Cavaco é um conhecido ponto de batida de caminhões e outros carros de menor porte que trafegam pela BR-116, na altura do Km-434. Nem a placa de “curva perigosa” impede que os motoristas ultrapassem neste ponto, em alta velocidade.
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Pontos mais críticos
BR-324 – A principal rodovia do estado tem trafegabilidade considerada regular, com alto fluxo de veículos. A pavimentação tem deformações e o acostamento é desnivelado. Incidência pontual de buracos em diversos trechos.BR-101 – A sinalização não está concluída nos primeiros 25km da rodovia, na divisa entre Sergipe e Bahia. Buracos na pista no trecho que vai do Km-353 ao Km-365,5, entre Santo Antônio de Jesus e Gandu.BR-116 – No trecho que vai da BR-235 ao entroncamento com BR-410 e BA-395 (Tucano), do Km-152,3 ao Km-294,2, o condutor deve ficar atento aos buracos freqüentes. Os acostamentos são estreitos do Km-155,2 ao Km-275,3. Deve-se trafegar com cautela entre o Km-163 e o Km-174.BR-110 – Do início da rodovia, na divisa entre Alagoas e Bahia, ao Km-172,3 (Ribeira do Pombal), o motorista enfrenta um trecho de trafegabilidade regular devido a uma de operação de conservação em andamento e aos acostamentos estreitos. As sinalizações horizontal e vertical ainda estão em execução.BR-407 – Do início da rodovia, na divisa entre Pernambuco e Bahia, ao Km-129,2 (Senhor do Bonfim), o motorista deve ter cuidado com a pista em conservação e o acostamento com desnível. A sinalização horizontal é considerada boa.BR-242 – No trecho do entroncamento com a BR-330 (Seabra) ao entroncamento com a BA-160 (Ibotirama), do Km-389,1 ao Km-584,5, o tráfego é considerado bom. Cuidado com curvas perigosas e atenção no segmento da Serra da Mangabeira (Km-450). A sinalização é boa.BR-135 – Na altura do entroncamento com BA-120, do Km-541,3 ao Km-599, o motorista deve ter atenção com o revestimento primário ruim da pista. Obras em andamento. BR-122 – Atenção à sinalização apenas regular da pista entre o Km-738,1 e o Km-799,7, na divisa entre os estados da Bahia e de Minas Gerais.BR-330 – Do entroncamento com a BA-130 (Jitaúna) ao entroncamento com a BA-550 (Ipiaú), do Km-726,7 ao Km-757,2, o motorista deve ter total atenção com as sinalizações e pavimentação ruins. Muito cuidado no trecho montanhoso sujeito a acidentes, do Km-740 ao Km-746,5.
Fonte: Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte
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Recomendações
Não consumir bebida alcoólicaAntes de viajar, conferir os documentos pessoais e do veículoFazer manutenção preventiva do veículo, checando itens de segurançaTodos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurançaNão ultrapassar em locais proibidos nem realizar manobras perigosas Obedecer à sinalização e aos limites de velocidadeTer atenção redobrada à travessia de pedestres e à presença de animais de pista
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MAIS INFORMAÇÕES
O motorista que quiser conhecer as condições das rodovias federais antes de viajar pode acessar o site do Dnit:

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