terça-feira, 29 de abril de 2008

Falta de doadoras preocupa banco de leite

Mariana Mendes, do A Tarde On Line*
A falta de doadoras de leite materno tem sido motivo de preocupação na Maternidade Climério de Oliveira (MCO). Responsável pelo único banco de leite de Salvador, a instituição está com o estoque praticamente zerado. Nesta terça-feira, 29, apenas dois litros de leite estavam disponíveis para o consumo dos bebês internados no local. Sem novas doações, o alimento acaba nesta quarta-feira, já que a maternidade precisa de pelo menos três litros por dia para atender os nove bebês internados na unidade semi-intensiva e os cinco na enfermaria especial de prematuros.
Segundo a coordenadora de Banco de Leite da MCO, Valderez Machado de Aragão, a quantidade de leite na maternidade não é suficiente para atender a demanda interna, tampouco sobra alimento para ajudar outras unidades do Estado. Uma doação rende de 50ml a 400 ml de leite. A depender do organismo da mulher, a produção de leite diária pode variar entre 1,2 a 1,5 litros. Algumas delas, no entanto, produzem uma quantidade de leite maior que a necessidade do bebê. É a solidariedade destas mães que abastece o estoque do banco de leite.
Atualmente, a unidade coleta, no máximo, dois litros de leite materno por dia. Nesta terça, por exemplo, apenas seis mães realizaram doações, das cerca de 20 cadastradas no banco. Além do déficit, a unidade passa por outros problemas como a falta de equipamentos, que ajudariam na coleta e manutenção do estoque. Segundo Valderez, só há uma bomba de sucção e dois frízeres para guardar os recipientes com o leite cru, aquele em processamento (no aguardo dos resultados de exames laboratoriais) e os já liberados para o uso. “O ideal seria, no mínimo, três frízeres. Um para cada processo do leite coletado”, explica.
Na Bahia, existem cinco unidades de Banco de Leite Humano. Além da MCO, há uma no município de Vitória da Conquista, no Hospital Municipal Esaú Matos; em Itabuna, no Hospital Manoel Novaes; e duas em Feira de Santana, na Fundação Hospitalar de Feira de Santana e no Hospital Geral Cleriston Andrade. Em 2007, segundo dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foram coletados 1.320,7 litros de leite das 1.268 doadoras, em todo o Estado. Desse volume, foram distribuídos 1.117,2 litros para 935 crianças.
Coleta – A pediatra Rosa Barboza tranqüiliza as mulheres interessadas em doar leite materno. "Fazer a doação através de um banco de leite não representa qualquer risco à mãe", afirma. A Maternidade Climério de Oliveira disponibiliza um agente do Corpo de Bombeiros treinado pela instituição, que vai até a residência da doadora orientar de que forma pode ser feita a extração do leite materno. Os recipientes já esterilizados - que devem ser de vidro e com tampa plástica - também são oferecidos à doadora pela própria instituição. O leite é retirado pela própria mãe. O frasco deve ser colocado no congelador ou freezer.
Em cada doação, um novo frasco esterilizado é utilizado. O momento de fazer a coleta do leite materno depende dos horários de amamentação do bebê da doadora. A extração do leite pode ser feita de três maneiras: manual, com bomba ou com máquina de sucção. Depois da coleta, a doadora entra em contato com a maternidade, que volta para recolher o frasco em sua residência.
Quando chega ao banco, o leite materno doado passar por três processos antes de ser liberado para uso. Inicialmente, o leite passa por um teste de acidez, e em seguida, entra em processo de pasteurização. No terceiro e último passo, é realizado um exame microbiológico, que irá detectar se existe alguma alteração no leite, como por exemplo, a presença de bactérias ou doenças transmissíveis.
SERVIÇO:
Como doar
-SalvadorPara as mães interessadas em doar leite materno, basta entrar em contato com a instituição através do telefone (71) 3283-9264 . A unidade funciona na Rua do Limoeiro, 137, no bairro de Nazaré.
Banco de Leite Humano da Maternidade Climério de Oliveira – Rua do Limoeiro, s/n, Nazaré. Tel.: (71) 3283-9264/9200. Seg a sáb, 8h às 18h.
-Feira de Santana Hospital Geral Cleriston Andrade – Av. Eduardo Fróes da Mota, 35 BI, Feira de Santana-BA. Tel: (75) 3221-0353 . Fundação HOspitalar de Feira de Santana - Rua Barra, 705, Jardim Cruzeiro. Tel: (75) 3624-4566
-Itabuna Hospital Manuel Novaes – Rua Santa Cruz, s/n, Fátima, Itabuna-BA. Tel: (73) 3214-4300
-Vitória da Conquista Hospital Esaú Matos - Av. Macaúbas, 100, Kadija, Vitória da Conquista-BA. Tel: (77) 3422-8100
Como realizar a coleta
É aconselhável fazer massagens circulares suavemente nas mamas.
1º Passo: Coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola;2º Passo: Comprima suavemente um dedo contra o outro e o leite começa a sair;3º Passo: Jogue fora o primeiro jato. E então, deixe o leite cair no frasco esterilizado.

*Colaborou Maria Clara Lima, do A TARDE On Line.

Nenhum comentário: