domingo, 20 de abril de 2008

Mais 200 mil vagas até o final do ano

João Mauro Uchôa, do A TARDE
>> Você abriria mão do seu emprego para estudar para concurso público?>> Concursos: Preparação de longo prazo é investimentoApesar da ameaça do governo federal de suspender alguns concursos que já estavam na pauta por conta da queda de arrecadação com o fim da CPMF, cerca de 200 mil vagas serão abertas até o final do ano nos serviços públicos da União, Estados e municípios, conforme estimativa divulgada pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac).
Segundo Maria Thereza Sombra, diretora-executiva da entidade, que congrega editoras especializadas e cursos preparatórios de todo o Brasil, 40% das vagas previstas são substituições de aposentado e cresceu com a criação de novos ministérios e secretarias”, acrescenta Maria Thereza.
No final do mês passado terminou o prazo dado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para que todos os órgãos do Executivo enviassem um balanço do andamento das substituições. Com mais ou menos dinheiro em caixa, o governo precisa correr para cumprir o acordo acertado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de substituir todos os seus funcionários em situação irregular por servidores concursados até 2010.
Com a promessa de estabilidade e bons salários, os editais atraem uma legião crescente de candidatos. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cinco milhões de brasileiros estão estudando para concurso público. No ano passado, o certame realizado na região Nordeste pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) atingiu a marca recorde de 856 mil inscrições.
Os números impressionam, mas apenas uma minúscula parcela do universo de candidatos – menos de 5%, segundo a Anpac –, investe em cursos preparatórios ou têm chances reais na briga pela aprovação. “A maioria ainda acha que concurso é loteria”, assinala André Dórea, coordenador pedagógico da Casa dos Concursos.
Segundo Renato Braga, autor de livros e professor de cursos preparatórios, a caminhada rumo à tão sonhada aprovação consome, em média, de dois a três anos de dedicação. “Mas tudo depende de disponibilidade e método de estudo”, salienta Braga, que ganhou o apelido “A voz que aprova você” por distribuir o conteúdo de suas aulas por meio de CDs de áudio.
SALÁRIO – Quem tem nível superior em qualquer área já pode sonhar com oportunidades de salário acima de R$ 9 mil. É o caso do Tribunal de Contas da União, que inscreve até 13 de maio para 120 vagas de analista. O pedido de abertura de vagas para auditor fiscal da Receita (salário R$ 10 mil) já está sendo analisado pelo Ministério do Planejamento.
Mas para conquistar uma vaga deste tipo é necessário organizar um projeto que pode envolver sacrifícios pessoais e privações. Trocar o emprego por uma rotina diária de estudos é uma alternativa cada vez mais procurada por quem sonha com os cargos mais visados do serviço público federal.

Nenhum comentário: