sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Tartaruga desova na Praia da Pituba e chama atenção de pescadores

Paula Pitta | A TARDE On Line

Uma tartaruga desovou na madrugada desta quinta-feira, 11, na Praia da Pituba. O "parto" do animal, que começou por volta de 1 hora da madrugada, chamou a atenção de pescadores da Colônia da Pituba, que fica ao lado do "berçário" escolhido pela tartaruga.



O animal colocou cerca de 150 ovos na areia, de acordo com o ajudante de pescador Nelson Batista, e depois voltou para o mar por volta de 2h30. A movimentação na praia chamou a atenção de Guardas Municipais, que fizeram a proteção da tartaruga e seus ovos.



Uma equipe da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), da Pituba, também foi acionada. "Quando chegamos populares estavam no local com caixas de isopor, parecia que queriam pegar os ovos. Mas cercamos o local e eles foram embora", contou o soldado da PM, Sérgio Bezerra, que garantiu a segurança do ninho até 5 horas da manhã.



O guarda municipal Irineu Almeida, encarregado do grupo que finalizou a proteção dos ovos até a chegada de técnicos do Projeto Tamar, disse que no início da manhã houve uma aglomeração, mas que foi logo controlada. Já os pescadores disseram não ter presenciado tentativa de captura dos ovos ou confusão no local.



Uma equipe do Projeto Tamar de Arembepe chegou ao local por volta de 8 horas e coletou os ovos da areia.


Nenhum comentário: