sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Governo reduz IPI sobre carro popular de 7% para zero

Redação CORREIO

O governo federal anunciou a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis nesta quinta-feira (11). A medida faz parte de um pacote econômico que busca atenuar os efeitos da crise financeira internacional sobre a economia brasileira.

Segundo o governo, os carros já poderão ser vendidos com desconto no IPI a partir desta sexta-feira (12). Os carros populares (1.0), de até mil cilindradas, terão o IPI reduzido de 7% para zero. Já os automóveis entre mil e duas mil cilindradas movidos à gasolina, sofrerão redução de 13% para 6,5%.

Na compra dos carros flex (bicombustível) e dos movidos à álcool, o imposto cairá de 11% para 5,5%. A alíquota não será alterada para veículos que tenham mais de duas mil cilindradas.

Essa redução do IPI será mantida no período entre 12 de dezembro e 31 de março para reverter a queda nas vendas da indústria automobilística registrada nos últimos dois meses.

O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, afirmou que as montadoras têm o compromisso d repassar a redução da alíquota do IPI para os preços cobrados dos compradores.

Pacote
O governo federal anunciou na tarde desta quinta-feira (11) alterações no formato de cobrança do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que passarão a vigorar no ano de 2009. O anúncio foi feito nesta tarde, depois de reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros e empresários pela manhã para detalhar medidas anti-crise.

No pacote a ser adotado pelo governo para atenuar efeitos da crise internacional, serão criadas duas novas alíquotas intermediárias de Imposto de Renda para as pessoas físicas: 7,5% e 22,5%.

Veja também
Governo vai criar mais duas alíquotas do IR para beneficiar trabalhadores
200 mil carros deixarão de ser produzidos pela indústria brasileira


Nenhum comentário: