sábado, 13 de dezembro de 2008

Blitz contra álcool e direção se intensificam

Por Hélio Rocha

Beber e dirigir está ficando cada vez mais arriscado em Salvador. O Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar uniram forças com a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) para intensificar a realização das blitze contra os motoristas alcoolizados. Os detalhes sobre o esforço integrado vão ser definidos em reunião na próxima terça-feira, mas tanto o Detran quanto a PM já estão empenhados na fiscalização.
O anúncio foi feito formalmente, ontem, em entrevista coletiva na sede da Secretaria de Infra-Estrutura e Transportes (Setin). Na oportunidade o titular da pasta, Almir Melo, fez um balanço do trabalho que vem sendo realizado desde o dia 3 de julho, quando a campanha foi lançada, até o momento. Segundo ele, o número de mortes caiu de 4,1 mortos por 10 mil veículos, em 2007, para 3,4 por 10 mil veículos em 2008.
“Estamos fazendo uma parceria com o Detran, que se incorpora agora às blitze da Lei Seca, juntamente com a Polícia Militar”, conta. “Desde julho estamos trabalhando sozinhos, mas agora o Detran vem se incorporar à nossa equipe, o que deve encorpar ainda mais a fiscalização”, explica.
O Detran anunciou a campanha “Sou Baiano Vivo, Quando Bebo Não Dirijo”. No primeiro dia da operação, um total de 90 veículos foram abordados na região da Cidade Baixa, resultando em 17 notificações por motivos diversos, mas nenhum por alcoolemia. “Isso mostra que a massificação na divulgação da campanha teve uma ampla repercussão na capital. E o nosso objetivo é justamente o de mostrar para os condutores de veículos que eles têm o compromisso de zelar pela própria vida e a dos outros também”, afirmou Carlos Roberto Brandão, diretor geral do Detran.
Desde o dia 3 de julho até 9 de dezembro a Set realizou 28.017 abordagens, uma média de 301 por dia. O resultado foi que 526 penalidades administrativas foram aplicadas (quando o condutor se recusa a passar pelo teste do bafômetro ou até 0,29 miligramas por litro de ar expirado no aparelho); 90 penalidades administrativas e crimes de trânsito (quando o motorista tem o nível acima de 0,30 mg/l); 784 veículos foram removidos; 789 carteiras de habilitação foram apreendidas, e 616 autos de infração pela Lei Seca foram aplicados.
“A competência de realizar as blitze é da Set, que começou as abordagens em três pontos fixos. À partir de outubro, modificamos o sistema para adicionar mais quatro pontos móveis, principalmente durante o fim de semana. Nós já tínhamos convidado o Detran, mas o acordo ainda não havia sido fechado”, explicou Melo. Segundo ele, a idéia é aumentar o número de equipes para dar mais mobilidade às abordagens.

http://www.tribunadabahia.com.br/

Nenhum comentário: