segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Jornalista iraquiano atira sapato em Bush durante visita surpresa


Redação CORREIO | Foto: Saul LOEB/AFP

Um jornalista iraquiano atirou um sapato contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, durante visita surpresa do líder norte-americano a Bagdá, neste domingo (14). O sapato não atingiu Bush. Além disso, o mesmo repórter insultou o presidente quando ele cumprimentava o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki.

Os governantes estavam no gabinete privado do premiê quando o jornalista, sentado na terceira fila, gritou 'É o beijo de despedida, seu cachorro', jogando o sapato em Bush. Maliki fez menção de proteger Bush, que não chegou a ser atingido. Os seguranças iraquianos retiraram o jornalista da sala logo depois.

Esta é a quarta visita de Bush ao Iraque desde que os EUA invadiram o país em 2003. No último mês, os dois países entraram em acordo para um pacto de segurança que prevê a saída das forças armadas norte-americanas até o final de 2011.

Atualmente, a guerra do Iraque não é mais a maior preocupação dos americanos, perdendo o posto para a recessão econômica. Apesar disso, boa parte da população considera a guerra um erro. O novo presidente eleito, Barack Obama, pretende encerrar a intervenção. Ele assume o governo no dia 20 de janeiro.

Nenhum comentário: