segunda-feira, 21 de julho de 2008

Especialistas recomendam cuidado com promoções

Luciana Rebouças, do A TARDE

Com a alta do preço dos alimentos, os consumidores têm procurado estratégias para diminuir as despesas de casa. Mesmo vendo uma série de ofertas, o consumidor deve ficar atento e se certificar de que o desconto do produto é real. Nos dias conhecidos como a promoção da feira verde (nos quais são comercializadas frutas, verduras, hortaliças e folhagens em promoção), a reportagem do A TARDE pôde constatar que alguns supermercados mantêm o mesmo preço do dia anterior, e em um deles houve até aumento dos preços no dia da promoção.

José Humberto Souza, presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), lembra que essas promoções são realizadas há mais de 14 anos na cidade. “Atualmente, quase todas as redes da cidade têm esta prática. Em geral, os preços caem 30%”, diz Souza. Ele conta que as promoções no meio da semana compensam os dias de menor movimento para as empresas.

“Não é mais como era antes, quando era uma grande novidade, mas, ainda assim, é um grande atrativo para o consumidor”, pondera Souza. Ele diz que a desvantagem é que diminui a margem de lucro dos fornecedores, mas acirra a briga pelos consumidores. Ele acrescenta que há a preocupação em não manter os produtos perecíveis estocados, mas, de modo geral, os mercados dispõem bem do que oferta e o consumidor costuma encontrar as ofertas anunciadas.

Cuidados – Selma Magnavita, presidente do Movimento das Donas-de-Casa do Estado da Bahia, acredita que alguns preços realmente caem bastante nos dias promocionais. Mas faz uma ressalva importante para o consumidor não ser enganado: prestar atenção nos dias que antecedem as promoções. “A dona-de-casa deve ir à loja na véspera, ou alguns dias antes, para ver se aquele desconto é real. Há um tempo atrás, essas promoções estavam mais gratificantes”, lembra a presidente.

Além desta dica, Selma acrescenta que o consumidor compre menos neste período de preços mais altos e dê preferência aos produtos da época, já que os preços deles são mais atrativos. “Estes são sacrifícios que valem a pena para ajudar a baixar os preços”, orienta a presidente.

A pesquisa do A TARDE foi feita na última terça-feira nos supermercados Hiper Bompreço (Avenida ACM), Extra (Paralela) e GBarbosa (Avenida ACM). Após a colheita dos preços sem promoção, a reportagem foi nos dias das promoções: Hiper Bompreço (quarta e quinta-feiras), Extra (quarta-feira) e GBarbosa (quinta-feira). Na seção de hortifruti, foram pesquisados os mesmos oito itens nas três redes.

Menor preço – Quase todas as semanas, Vera Leite, técnica administrativa, sai à procura dos menores preços nos dias da promoção verde dos mercados. A consumidora aproveitou o desconto para levar bastantes maçãs para casa. “Sem o desconto, tava de três reais e pouco. Agora, comprei de R$ 1,47”.

Mesmo sendo um dia de semana, Vera diz que vale o esforço de conciliar o horário do trabalho com a ida ao mercado. “A diferença de preço é boa. No final do mês, é grande o abatimento que consegui vindo nesses dias”, garante ela.

Willianes Oliveira, analista de sistema, já sabia que naquele dia haveria promoção de hortifruti no supermercado que freqüenta. Porém diz que depende mesmo é da sua disposição. “Fazer compras é um prazer, mas hoje em dia as filas incomodam”, afirma Oliveira.

Ele lembra que, apesar de alguns itens apresentarem um bom desconto, como a batata, que comprou a R$ 1,45, as promoções também são um chamariz para os supermercados atraírem clientes. “Nem tudo está mais barato. Tem que ficar atento para não ser atraído e acabar perdendo dinheiro”.


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