quarta-feira, 16 de julho de 2008

Comércio baiano cresce 9%

Incremento acontece pelo 54o mês consecutivo

O comércio varejista baiano apresentou expansão de 9% em maio, em comparação com o mesmo mês de 2007. Em relação a abril, houve uma variação positiva de 1,8%. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada ontem pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), as compras relativas ao Dia das Mães proporcionaram a expansão. Foi o 54o mês consecutivo de incremento nas vendas.

O principal destaque do mês foi o ramo de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com expansão de 25,6% nas vendas, impulsionado por fatores como a queda dos preços, o aumento do crédito, a ampliação dos prazos de parcelamento e a geração de emprego.
Nos últimos 12 meses, as vendas no comércio apresentaram crescimento de 9,5%. Já no acumulado dos cinco primeiros meses de 2008, o volume de vendas aumentou 8,8%. Os ramos que mais contribuíram para tal desempenho durante este período foram: móveis e eletrodomésticos, livros, jornais, revistas e papelaria, outros artigos de uso pessoal e domésticos, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, e combustíveis e lubrificantes.

Mesmo com os resultados dos cinco primeiros meses do ano, as expectativas para 2008, segundo especialistas da SEI, são de desempenho do comércio baiano inferior ao registrado no ano de 2007. A sinalização do Banco Central de continuidade da política de aumentos da taxa básica de juros nos próximos meses e a comparação com uma base bastante elevada, no ano de 2007, deverão influenciar o desempenho do varejo neste ano. Os segmentos de bens duráveis serão os mais prejudicados com a medida do Banco Central, pois 75% de suas vendas, aproximadamente, são financiadas e os juros altos são fatores preponderantes para inibir o consumo desses bens, já que deixam o crédito mais caro.

***

Resultados por setor

Materiais de escritório e informática 25,6%
Outros artigos de uso pessoal 24,4%
Móveis e eletrodomésticos 14,9%
Artigos farmacêuticos e médicos 13,5%
Livros, jornais e papelaria 11,9%
Combustíveis e lubrificantes 11,1%
Veículos, motocicletas 12,8%
Material de construção 9,1%
Hipermercados e supermercados 4,6%
Tecidos, vestuário e calçados -5,0%


Nenhum comentário: