domingo, 13 de julho de 2008

Constatada mudança de hábitos após Lei Seca

*Da Redação, com informações do BATV

O número de acidentes em Salvador caiu mais da metade desde que começou a Lei Seca. É o reflexo da mudança de comportamento do motorista, que cria alternativas para sair da proibida dobradinha 'bebida e direção'.

Quem trabalha nos bares e restaurantes já percebeu que o consumo de bebida alcoólica diminuiu. “Caiu bastante. Aumentou a vendagem da cerveja sem álcool e refrigerante”, declara José Costa, sub-gerente de bar.

Para não ficar sem a cervejinha no sábado, um grupo foi para o bar de táxi. Nas ruas, taxistas confirmam: tem gente deixando o carro em casa. “Muitas pessoas têm ligado e solicitado nossos serviços”, declara o taxista Antônio Lima.

A lei entrou em vigor há pouco mais de vinte dias. De lá para cá, houve uma redução de 55% no número de acidentes em Salvador. De acordo com a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), antes da fiscalização 8% os motoristas abordados aparentavam ter ingerido bebida alcoólica. Hoje esse índice caiu para 1,5%.

Outro dado positivo é que o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito diminuiu 43%. “A mudança de hábito já está sendo constatada e isso nos leva a uma consciência do motorista”, afirma Leurentino Neto, assessor técnico da SET.

A multa para quem for flagrado dirigindo alcoolizado é de R$ 957,70. O motorista ganha sete pontos na carteira e pode ter o documento apreendido por um ano. Se tiver mais de 0,3 miligramas de álcool por litro de sangue, ainda pode ser preso.

Nenhum comentário: