sábado, 16 de junho de 2012

Policial Civil de MS fica em 1º em curso de Operações Aéreas


Policial Civil de MS fica em 1º em curso de Operações Aéreas



O Policial Civil Weslen de Souza Martins, investigador de polícia lotado na Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo - CGPA, em Campo Grande (MS), concluiu o CURSO DE OPERAÇÕES AÉREAS do Grupo de Operações Táticas - GTA - de São Luiz (MA), se destacando em 1º lugar da turma. 

Esta é a 8ª edição do curso, cujo objetivo é qualificar e capacitar profissionais da área de segurança pública a tornarem-se aptos para desenvolver ações de patrulhamento aéreo em todo o território nacional.

Souza se diz honrado em poder participar do treinamento: "foi uma satisfação ter completado o curso. O Maranhão é referência em aviação de Segurança Publica, e ter participando de um dos melhores cursos do país e ser formado pelo grupamento mais operante é gratificante", assim declarou.

Para poder participar do curso, foi necessário passar por um processo seletivo com mais de 90 policiais de todo Brasil, sendo que apenas 33 policiais foram selecionados para participar do mesmo.

O treinamento teve início no dia 12 de maio do corrente ano, formando apenas 23 policiais, somando um total de 10 desistências no seu decorrer.

Durante as atividades, os policiais recebem orientações práticas e teóricas em diversos assuntos, entre eles, salvamentos aéreo e aquático, resistência na selva, transporte aéreo, técnicas de abordagem, segurança de voo, navegação aérea, treinamento com os helicópteros (modelos EC145 e Skillo), além de noções de meteorologia e outras temáticas.

A oitava turma foi formada por alunos do Maranhão e de outros estados, como Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba e Brasília, dentre policiais militares, civis, guardas municipais, bombeiros e agentes penitenciários.

A solenidade de encerramento aconteceu no último dia 18/05/2012, no hangar do agrupamento, e contou com a participação do Secretário-Adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, Sr. Laércio Costa, além de autoridades políticas, chefes das instituições de segurança, familiares e amigos dos formados que foram prestigiar a formatura.

Sobre o GTA 

O GTA/MA surgiu no mesmo período de início da "Operação Impacto", no Maranhão, em 1996, na qual a Polícia Federal com suas aeronaves e agentes forneceram suporte à operação.

As atividades do grupamento foram regulamentadas em lei no ano de 1998, pelo decreto nº 16.687, de 4 de janeiro de 1999. Desde então, tem ministrado cursos que chamam a atenção pelo alto grau de profissionalismo e segurança.

Considerado Centro de excelência na área, o grupamento de elite do Maranhão vem combatendo a ação de criminosos de alta periculosidade em diversas missões, em todo o território do estado, e dando suporte aos sistemas de Segurança de várias unidades da federação, o que tem repercutido positivamente no cenário nacional, como resgate, assistência e salvamento.
Fonte: MSNOTICIAS

Nenhum comentário: