terça-feira, 1 de maio de 2012

SP: ABC será exemplo para ações do novo comando da PM no Estado


SP: ABC será exemplo para ações do novo comando da PM no Estado


Novo comandante diz que continua com objetivo de tornar o ABC uma das regiões mais seguras do Estado
O novo comandante da Polícia Militar em São Paulo, coronel Roberval Ferreira França, quer levar a experiência adquirida durante o período de atuação no ABC para outras regiões do Estado. França comandou a PM na região durante nove meses.
Durante o período em que esteve à frente da Polícia Militar na região, o comandante adotou novas metodologias de análise criminal, que na sua avaliação, foram importantes para a queda nos índices de crimes registrados no período.
“Esperamos testar em outras regiões metodologias como os mapas dos crimes e matriz de gravidade para analisar tendências de crimes em horários específicos”, explica o comandante. Campinas e a Baixada Santista devem ser as primeiras regiões a contarem com projetos pilotos de análise criminal que nasceram no ABC.
Enquanto Roberval esteve no comando da PM no ABC, a região também foi pioneira no teste de novas tecnologias. Viaturas da corporação foram equipadas com sistema de conexão 4G, o que permite a transmissão de imagens e facilita a identificação de criminosos.
Em entrevista concedida ao RD nesta quarta-feira (25/04), Roberval fez um balanço positivo do período em que esteve no comando da PM na região. Ele comemorou os avanços obtidos, mas afirmou que a missão ainda não foi cumprida.
“Experimentamos sucessivas quedas nos índices criminais. Segurança é um direito fundamental das pessoas. Do meu ponto de vista minha satisfação só virá quando o ABC se tornar um dos lugares mais seguros do Estado. Ainda não desisti deste objetivo”, garante o comandante.
Na opinião de Roberval Ferreira França, as cidades do ABC possuem características diversificadas, que enriqueceram sua experiência no comando da PM. “O Grande ABC é um extrato de tudo o que existe no estado de São Paulo. Temos cidades com grande desenvolvimento econômico, outros municípios com grande concentração demográfica. Há áreas de preservação ambiental, e também grandes eixos rodoviários. É uma diversidade muito grande do ponto de vista de segurança pública”, avalia.
Na tarde desta terça-feira, o comandante geral da PM concedeu sua primeira entrevista coletiva, um dia após a cerimônia que marcou a transmissão de cargo. Ele anunciou que 56 policiais militares que estão no presídio Romão Gomes vão ser transferidos para cadeias comuns.
Novo comando – O coronel Helson Léver Camilli foi nomeado no último sábado (21/04) como novo comandante na PM no ABC. O comandante geral, Roberval França, promete todo o apoio necessário. “Ele vai ter em mim um observador qualificado das questões do ABC”, afirma.

Nenhum comentário: