quinta-feira, 31 de maio de 2012

Crédito consignado estimula endividamento, afirma representante do Procon


Crédito consignado estimula endividamento, afirma representante do Procon


Crédito consignado estimula endividamento, afirma representante do Procon.
Prossegue neste momento, no auditório Costa Lima, audiência pública destinada à discussão do alto índice de endividamento da população. O encontro é uma iniciativa do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, deputado Lívio Luciano (PMDB).
O representante do Conselho Regional de Economia, Aurélio Ricardo Troncoso Chaves, afirmou que as taxas de juros abusivas estimulam a inadimplência no pagamento de dívidas, e que o endividamento da população continua aumentando.
“A população em geral não possui um discernimento do que seja a taxa de juros.
Este fato, aliado à facilidade de crédito e ao aumento de renda da chamada classe C contribuíram para o crescimento do consumo e do endividamento”, explicou.
Aurélio também afirmou que o consumidor não está isento de culpa pela situação de dívida. “O endividamento é ocasionado por uma série de fatores, incluindo a atitude do consumidor. Na verdade, falta planejamento financeiro por parte das famílias. Na região Metropolitana de Goiânia uma pesquisa que realizamos constatou que 30% das famílias da Capital ainda permanecem endividadas“, afirmou.
Em seguida, o gerente de pesquisa e cálculo do Procon, Gleidson Tomaz, chamou a atenção para necessidade de maior conscientização do consumidor. “No Procon, constatamos que a taxa de endividamento do consumidor aumentou bastante a partir do surgimento do crédito consignado”, disse. “Nossa maior preocupação é intermediar o acordo entre consumidor e o banco, de modo a restabelecer o crédito do antigo devedor”, disse.

Nenhum comentário: