quinta-feira, 31 de maio de 2012

UMA DAS MENSAGENS MAIS LINDAS E VERDADEIRAS QUE JÁ VI!!


UMA DAS MENSAGENS MAIS LINDAS E VERDADEIRAS QUE JÁ VI!!


Meu amado dono, Minha vida deve durar entre 10 e 15 anos, já estou com alguns anos. Qualquer separação é muito dolorosa para nós. Não fique zangado por muito tempo e não me prenda em nenhum lugar como punição.

Você tem seu trabalho, seus amigos e suas diversões.
EU SÓ TENHO VOCÊ!
Fale comigo de vez em quando. Compreendo muito bem o seu tom de voz e sinto tudo o que você está dizendo. Ficará gravado em mim para sempre, jamais esquecerei.
Antes de me bater por algum motivo, lembre-se que tenho dentes que poderiam feri-lo seriamente, mas que jamais vou usá-los em você.Jamais!
Antes de me censurar por estar preguiçoso ou teimoso, veja antes se há alguma coisa me incomodando. Talvez eu não esteja me alimentando bem. Posso estar resfriado ou, ainda, meu coração pode estar ficando mais fraco…
Cuide de mim quando eu ficar velho e cansado – Por favor NÃO ME ABANDONE!
Tudo é mais fácil para mim com você ao meu lado.
Me ame, pois independente de qualquer razão, eu lhe amarei para sempre!

Compartilhe se assim como eu, você se emocionou com a imagem e com o texto.. e se você ama o melhor amigo do homem....
Já mais abandone nenhum ser vivo...!!!

retirado em http://taniavasconcellos324.blogspot.com.br/2011/12/uma-das-mensagens-mais-lindas-e.html#.T8aMULOSP6E.facebook

Soldado Blogueiro é excluido sem direito de defesa estando de licença médica parte 1


Soldado Blogueiro é excluido sem direito de defesa estando de licença médica parte 1


O soldado C. Santos Foi coverdemente excluido da PMPE sob a absurda e descabida acusa de deserção. O mesmo estava sob acompanhamento pisicológico e sua licen...

Em Brasília, Collor é só mais um senador


Em Brasília, Collor é só mais um senador


Em Brasília, Collor é só mais um senador

Ex-presidente depende de Renan Calheiros e Gim Argello para ter funções de destaque no Senado. Na vida pessoal, frequenta festas infantis já até usou roupa cowboy numa delas

Ele foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto após a ditadura militar. Primeiro a sofrer um processo de impeachment. E o mais jovem da história a comandar o País. Hoje, aos 62 anos, Fernando Affonso Collor de Mello é um senador . Na vida pessoal, mantém alguns amigos dos tempos áureos e fez novas amizades ao marcar presença em festinhas infantis para as quais as filhas gêmeas são convidadas.
Foto: Agência Brasil Collor depende dos colegas Renan Calheiros e Gim Argello para ocupar cargos de destaque no Congresso
As meninas Celine e Cecille, 6 anos, são filhas de Collor com a arquiteta de interiores Caroline Medeiros. Ela tem 34 anos. A família mora na Casa da Dinda, residência que Collor utilizou enquanto esteve na Presidência da República, de 1990 a 1992. Em setembro daquele ano, a Câmara dos Deputados decidiu afastá-lo da Presidência. A queda teve início a partir de uma entrevista do irmão, Pedro Collor, que denunciou um esquema de corrupção no governo.
Ele era mais alegre. Esses anos o deixaram mais endurecido. Foi muito desgaste, muita pressão”, diz o amigo Paulo Octávio, ex-vice governador do DF

Empresário, ex-senador e ex-vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio é um dos amigos de Collor que acompanharam toda sua trajetória. Desde a juventude, quando ambos se encontravam em rodadas de chope, passando pela campanha presidencial de 1989 e a saída da Presidência três anos depois. O encontro mais recente entre os dois foi há um mês e meio, durante almoço oferecido por Paulo Octávio em um dos seus hotéis em Brasília.

“Almoçamos no Manhathan (hotel que o empresário mantém no bairro Asa Norte). Nunca perdemos o contato”, conta Paulo Octávio ao iG. Questionado sobre o que mudou em Collor nesses 20 anos, o empresário responde de imediato. “Ele era mais alegre. Esses anos o deixaram mais endurecido. Foi muito desgaste, muita pressão”, completa o empresário, que, em 2010, após um escândalo no DF, renunciou ao cargo de vice-governador.

Vida no Senado
Foto: Agência Brasil No Senado, Collor fez questão de cumprimentar com um abraço seu desafeto e sucessor, Itamar Franco, morto em 2011
Nos corredores do Senado, Collor anda a passos rápidos. Não para quando é abordado por jornalistas. Dentro do plenário, mantém-se afável com os colegas, até mesmo com aqueles que trabalharam para retirá-lo da Presidência.  (PPS-MG), que havia sido eleito senador. “Tomei um susto”, disse Itamar na época. Ele morreu em julho passado.

Collor gosta de mostrar proximidade com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), contra quem fez críticas ferozes quando foi candidato em 1989. Para quem conhece Sarney sabe que o tratamento dado a Collor é estritamente formal. “Não existe intimidade ou amizade”, conta um assessor. No Senado, de verdade, os maiores amigos de Collor são os líderes do PMDB, Renan Calheiros (AL), e do PTB, Gim Argello (DF).

A amizade entre eles, porém, nunca perde um ar formal mesmo quando Collor permite mais intimidade. “Eu, o Renan (Calheiros) e o Gim (Argello), costumávamos almoçar juntos. Daí o Collor soube e reclamou: poxa, vocês nunca me chamam”, conta o ex-senador Wellington Salgado, que foi suplente de Helio Costa, entre 2003 e 2010. “A gente comia marmitex de alumínio. Quando a gente foi no Collor, era tudo impecável. Garçom servindo, talher de prata, três copos diferentes para beber vinho”, contou Salgado.
Foto: Agência Brasil Antes desafetos, Renan e Collor são muito próximos no Senado
Foi graças a Renan e a Argello que Collor conseguiu ocupar duas funções de destaque nesses quase cinco anos de Senado. Em 2009, Argello e Calheiros ajudaram Collor a vencer a então senadora Ideli Salvatti (PT-SC) na disputa pela presidência da Comissão de Infraestrutura. No começo de 2011, Collor comentou com o líder do PTB: “Será que haverá um cargo para nós? Será que desta vez dá para ficar com a Comissão de Relações Exteriores?”.
De novo, numa dobradinha com Calheiros, Argello articulou a presidência da comissão de Relações Exteriores. Collor adora a função e mantém ótima relação tanto com o Itamaraty quanto com a Casa Civil. Só não consegue manter um clima pacífico com os servidores da Comissão. Metódico, faz reuniões prévias uma hora e meia antes dos encontros. “Quase sempre sobra um grito para alguém”, revela um assessor do Senado.
Ex-primeira-dama: Separada, Rosane vira evangélica e, aos 47, decide trabalhar 

Preocupado com a transmissão ao vivo das reuniões da Comissão pela TV Senado, Collor faz questão de começar os encontros às 10h em ponto. Na quinta-feira, não foi diferente. Porém, às 10h13, deixou a sala para ir participar da reunião da CPI do Cachoeira, para a qual foi indicado pelo líder petebista Gim Argello. Sua atuação tem causado repercussão, sobretudo pelo desejo de investigar jornalistas que apareceram em grampos com o bicheiro.

CPI

Nesta quinta-feira, Collor tentou aprovar um requerimento para pincelar o áudio das gra..., da revista Veja. O ex-presidente foi criticado pelos colegas, que o acusaram de revanchismo. Foi à Veja que o irmão de Collor, Pedro, deu a entrevista em que denunciou a corrupção do governo em 1992. Na atual CPI, Collor divide fileiras com Miro Teixeira (PDT-RJ), que integrou a CPI do PC Farias. Ele foi o primeiro a se manifestar contra o requerimento apresentado por Collor.
Foto: Dida Sampaio/AE Collor tem protagonizado cenas de fúria na CPI do Cachoeira


Mesmo sendo do mesmo partido que o ex-presidente, o deputado Silvio Costa (PE) foi outro que criticou o requerimento apresentado por Collor. “Com Alagoas, o senhor já se reencontrou. O senhor tem uma oportunidade de se reencontrar com o Brasil. Eu lhe faço um apelo. O senhor podia retirar esse requerimento. Esse requerimento não ajuda o País. Não ajuda a democracia”, disse Costa. O requerimento acabou considerado prejudicado pelo relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG). Collor perdeu.

Porém, um dia antes, o ex-presidente foi prestigiado pela atual presidenta Dilma Roussef..., que vai apurar crimes contra os direitos humanos sobretudo cometidos durante a ditadura militar. Durante discurso, ela lembrou que Collor abriu os arquivos do Dops de São Paulo e do Rio de Janeiro. O ex-presidente não dá entrevistas e evita falar com a imprensa, mas nesta quinta-feira afirmou ter ficado emocionado com a criação da Comissão da Verdade

Festinhas infantis

Um pouco da alegria de Collor volta quando participa de festinhas infantis em que leva as filhas. Dois anos atrás, ele próprio organizou uma recepção para os amigos e funcionários de gabinete na Casa da Dinda. O tema da festinha era “fazenda”. Na porta da casa, o ex-presidente apareceu vestido de cowboy, calça jeans e camisa xadrez. Nos antes suntuosos jardins da Dinda, uma charrete foi colocada para levar as crianças.

“As famosas cachoeiras não existem mais. Elas deram lugar a um jardim mais simples”, conta um amigo de Collor que esteve na festinha. “Também havia carrinhos de pipoca espalhados pelo quintal e a presença de dois palhaços”, completou. Há dois anos, o ciclo de amigos ainda era mais restrito, composto pelo jornalista Gilberto Amaral, o empresário e senador cassado Luiz Estevão (PMDB), além de Paulo Octávio.
Estevão: Amigo de Collor vive no ‘exílio político’ desde que virou o 1º cassado

Em outubro do ano passado, Collor apareceu na festa de aniversário do neto do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim. Na verdade, o convite havia sido feito à mulher de Collor, Caroline, que mais recentemente passou a fazer parte do grupo de socialites da capital federal. Segundo o site GPS Brasília, em março deste ano ela tornou-se integrante da União Fraternidade de Amigas, definido como “grupo que trabalha em prol da comunidade carente”.

Jobim é pai do advogado Alexandre Jobim, atual diretor de relações institucionais do Grupo RBS. Ele é casado com a juíza federal Candice Galvão, que conheceu Caroline Collor por intermédio de Daniela Lira, socialite de Brasília. Curiosamente, ela é filha do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ilmar Galvão, que nos anos 90 fora nomeado para o posto por Collor. Em 1994, ele votou a favor da absolvição do ex-presidente.

Coisas de marajá

Apesar de morar com a família na Casa Dinda e ser dono de casas em São Paulo, Campos do Jordão e Maceió, Collor requisitou um apartamento funcional no começo do seu mandato de senador, em 2007. Ele mandou reformar o imóvel e pintá-lo todo de branco. “Se morou lá um mês foi muito”, conta um vizinho do ex-presidente na quadra 309 Sul de Brasília, onde os apartamentos estão avaliados entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões.

Segundo o iG apurou, Collor mantém o apartamento funcional para promover encontros políticos. No ano passado, organizou um jantar para o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), atual alvo de um processo de quebra de decoro por conta do seu envolvimento no esquema de Carlinhos Cachoeira. “Também não quero falar sobre isso”, disse Torres aoiG. No imóvel, Collor também recebe políticos, padres e até bispos de Alagoas.

Na mão esquerda, Collor ainda usa o relógio Breitling, artigo que pode custar até R$ 4 mil e preferência desde os bons tempos da Presidência. Outra mania daquela época ainda preservada é fumar charutos cubanos. Com isso, nem chega a gastar dinheiro. Vez ou outra recebe caixas de charutos de diplomatas da embaixada cubana no Brasil. O presente é entregue no gabinete de Collor no Senado.

Como foi absolvido no STF, Collor não perdeu as benesses a que um ex-presidente tem direito. Ele tem direito a oito cargos cedidos pelo Palácio do Planalto – a maioria é segurança. Também pode usar um carro oficial da Presidência, além do automóvel que tem direito como senador. De vez em quando, ele empresta o carro oficial para a mulher. Vizinhos afirmam que já o viram sair da Casa da Dinda com sua Ferrari.
fonte: IG

O uso político de "soluções mágicas" na área de segurança pública


O uso político de "soluções mágicas" na área de segurança pública


Diante da indicação clara e recente das missões da Polícia Militar em São Paulo pelo seu comandante geral, como: “proteger pessoas, fazer cumprir as leis, combater a criminalidade e preservar a ordem pública”, faz-se importante no momento que antecede às eleições esclarecer à comunidade quanto à responsabilidade de todos no tema “Segurança Pública”.
Ocorre que alguns candidatos aproveitam a falta de conhecimento de boa parcela da população sobre os mecanismos que garantem a segurança pública de todos, muitas vezes focando a imagem de simples expansão de determinada unidade policial como a ROTA, por exemplo, esta de inegável importância como é sabido.
Cabe o esclarecimento à comunidade em geral de que o sucesso alcançado por essa unidade decorre não somente do seu treinamento e de seu profissionalismo, mas também de circunstâncias que, no cenário policial, a tornam única. A ROTA é estrategicamente empregada no combate aos crimes de maior potencial ofensivo, com área geográfica livre para atuação e munida de informações fornecidas pela própria população, o que lhe assegura pleno êxito em suas intervenções policiais; no entanto, continua vinculada às prioridades institucionais como qualquer das outras unidades policiais, voltadas precipuamente à proteção da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana. Não está afastada dos propósitos mais elevados da Instituição, e não poderia ser diferente.
O conceito, o estudo e a conscientização sobre a complexidade do sistema de segurança pública - que envolve, em sentido estrito, não apenas órgãos policiais, mas também o Ministério Público, o Poder Judiciário e o Sistema Prisional - amadureceram nas últimas décadas e a população, apesar de ainda não ter o grau de esclarecimento ideal, não se deixa mais seduzir por soluções imediatistas e até falaciosas com objetivo puramente eleitoreiro.
A redução do problema pela indicação de “soluções mágicas” em nada contribui para o necessário e bem-vindo debate, com envolvimento das forças vivas e representativas da sociedade em geral, para atingirmos o nível de segurança por todos almejado, pois, definitivamente, segurança pública não deve ser tratada apenas como assunto de polícia.
Por outro lado, agora voltando os olhos para o público interno da Polícia Militar, se não houver a plena consciência da missão policial, não será possível convencer a sociedade a ser aliada e partícipe do esforço institucional em prol da segurança coletiva. A sistematização recente das missões, da visão e dos objetivos da Instituição, divulgada pelo Comando Geral vem ao encontro da necessidade de transformar em palavras a vivência profissional de cada um dos integrantes da Polícia Militar.
O esforço institucional é sempre renovado, hoje com perspectivas de mudanças estruturais e operacionais na Polícia Militar paulista baseadas em critérios técnicos e estudos focados no melhor atendimento ao cidadão. Essencial, nesse propósito, convencer a comunidade como um todo de seu imprescindível papel, em vista do mandamento constitucional expresso no artigo 144 da Constituição Federal e no artigo 139 da Constituição Estadual: “a segurança pública é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos”.

Adilson Luís Franco Nassaro

Major PM do 32º BPM/I, região de Assis

Crédito consignado estimula endividamento, afirma representante do Procon


Crédito consignado estimula endividamento, afirma representante do Procon


Crédito consignado estimula endividamento, afirma representante do Procon.
Prossegue neste momento, no auditório Costa Lima, audiência pública destinada à discussão do alto índice de endividamento da população. O encontro é uma iniciativa do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, deputado Lívio Luciano (PMDB).
O representante do Conselho Regional de Economia, Aurélio Ricardo Troncoso Chaves, afirmou que as taxas de juros abusivas estimulam a inadimplência no pagamento de dívidas, e que o endividamento da população continua aumentando.
“A população em geral não possui um discernimento do que seja a taxa de juros.
Este fato, aliado à facilidade de crédito e ao aumento de renda da chamada classe C contribuíram para o crescimento do consumo e do endividamento”, explicou.
Aurélio também afirmou que o consumidor não está isento de culpa pela situação de dívida. “O endividamento é ocasionado por uma série de fatores, incluindo a atitude do consumidor. Na verdade, falta planejamento financeiro por parte das famílias. Na região Metropolitana de Goiânia uma pesquisa que realizamos constatou que 30% das famílias da Capital ainda permanecem endividadas“, afirmou.
Em seguida, o gerente de pesquisa e cálculo do Procon, Gleidson Tomaz, chamou a atenção para necessidade de maior conscientização do consumidor. “No Procon, constatamos que a taxa de endividamento do consumidor aumentou bastante a partir do surgimento do crédito consignado”, disse. “Nossa maior preocupação é intermediar o acordo entre consumidor e o banco, de modo a restabelecer o crédito do antigo devedor”, disse.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Subtenente de Assaré/Ceará denuncia Promotor de Justiça


Subtenente de Assaré/Ceará denuncia Promotor de Justiça


O Subtenente PM/CE Rogério Vidal da Luz denunciou o Promotor de Justiça da Comarca de Assaré/Ceará, Dr. Edgard Jurema de Medeiros, à Ouvidoria do Ministério Público do Ceará, por PERSEGUIÇÃO PESSOAL contra o Subtenente, a notícia veiculou em vários sites como: Associação do Profissionais de segurança Pública do Estado do Ceará; Cariri Noticia, entre outros, acessem e leiam a matéria abaixo.
promotor persegue subtenente em Assaré
18/05/2012 - 13:32:19
Foi divulgado nos dias anteriores que o Subtenente Rogério Vidal da Luz estava sendo acusado pelo promotor público  Dr. Edgard Jurema de Medeiros, na cidade de Assaré, de praticar atos que não são dignos à atividade policial. As acusações ao policial foram feitas e divulgadas sem ao menos verificar a versão do militar.
Dispomos agora da denúncia feita pelo Subtenente à Ouvidoria do Ministério Público do Ceará contra o tal promotor, que, segundo o subtenente, não mediu esforços para tirá-lo do comando da Unidade em que se encontrava.
"
Rogerio Vidal da Luz
23 abr
  
para ouvidoria
Dirigo-me a essa preclara ouvidoria para informar o que adiante se segue:
No inicio do mês de março deste ano, por ocasião de uma festa alusiva ao saudoso poeta Patativa do Assaré, o agente do pró-cidadania conhecido por Mariano, o qual presta serviços junto a Promotoria de Justiça desta comarca, quando fazia a segurança pessoal do Sr. Prefeito municipal desta comuna, envolveu-se em uma ocorrência chegado ao ponto de publicamente lesionar o Sr. conhecido por “Samuel de Pinheiro”, isso em praça pública, fato que gerou uma insatisfação por parte da população que assistia atônita aquele desequilíbrio do agente, tendo sido necessária a intervenção deste signatário juntamente com a equipe policial militar sob meu comando, que foi dada voz de prisão ao agente Mariano e o mesmo encaminhado para a sede do destacamento PM e em seguida entregue na Delegacia de Polícia Civil local para adoção das medidas cabíveis. Informo-vos que desde então, estou sentindo, em tese, que está havendo uma perseguição pessoal por parte do douto promotor de justiça desta Comarca de Assaré, Dr. Edgard Jurema de Medeiros, pelo fato de eu haver dado voz de prisão ao agente Mariano, visto o mesmo “trabalhar” diretamente com o Promotor de Justiça local; Que o Sr. Promotor Edgard Jurema determina aos agentes do Pró-Cidadania local para que abordem motociclistas que estão sem capacete e apreendam as motos, fatos como este fogem às atribuições dos aludidos agentes de Cidadania, pois os mesmos não têm competência legal para tais atos pertinentes aos órgãos de trânsito e ferem os princípios legais; Que a mesma “ordem” foi dada aos integrantes deste Destacamento PM. Que “corre à boca miúda” nesta Cidade, que o Sr. Promotor de Justiça nutre uma antipatia para comigo e que procurará a todo custo me tirar do comando deste destacamento PM, tendo inclusive solicitado para isso a intervenção do Prefeito Municipal e escalões superiores da Polícia Militar do Ceará. Quanto ao fato desagradável envolvendo  o agente e assessor da Promotoria Mariano, toda a população comenta de forma desfavorável e questionam de como é que pode o Promotor ser um fiscal da lei e estar acobertando um individuo desequilibrado emocionalmente que espancou e lesionou em público um jovem indefeso. Ressalte-se que gostaria de solicitar informações desta Douta Ouvidoria se jogo de baralho configura como jogo de azar, ou simplesmente um jogo de habilidades, a exemplo de jogos de sinuca, xadrez, dama e dominó, pois o Sr. Promotor Edgard determinou-me que eu deveria acabar com os jogos de baralho, pois as esposas dos “jogadores” estavam fazendo reclamações de seus maridos. Outro fato que quero informar-vos, é que o Sr. promotor determinou que toda e qualquer ocorrência que a PM ou o Pró-Cidadania atendessem, deveria ser elaborado um relatório e entregue diretamente na promotoria; Que através do oficio 105/2012-PJAS o Promotor requisita deste signatário, em um prazo improrrogável de 15 dias, informações se esta Unidade PM recebe alguma ajuda financeira do município, qual tipo de ajuda e valor, e de como são adquiridos os alimentos dos presos e policiais, ora, a alimentação é fornecida diretamente em alimentos da secretaria de justiça do estado e o complemento (carne e verduras) é feita a aquisição mediante cotização entre os Policiais, ou seja do próprio bolso. Fatos como os acima narrados estão inibindo os trabalhos na área da segurança pública deste município, pois os agentes de segurança sentem-se intimidados por estas e outras atitudes do Promotor; Que o Sr. Promotor convoca quase que diariamente as equipes PM de serviço, os quais estão diretamente sob meu comando, para passar orientações e determinações, como se comandante fosse, sem dar-me qualquer ciência. Que existem duas comarcas vinculadas, Antonina do Norte e Tarrafas, sendo que tais “cobranças” não são efetivadas pelo Sr. Promotor, o que traz a conotação de uma “perseguição” pessoal contra este signatário. Fico a inteira disposição desta isigne ouvidoria para qualquer informação ou oitiva, cabe doravante a esse competente órgão da PGJ formar seu convencimento jurídico e elaborar os expedientes necessários. Diante do acima exposto, ROGO a essa douta casa que adote as providencias de apuração dos fatos acima narrados, podendo também procurar o Sr. SELMIR, dono de uma casa de danças nesta cidade que o mesmo já sofreu, anteriormente, abusos por parte do agente Mariano e que o mesmo dizia estar agindo em nome do Promotor de Justiça.
Assaré(CE), 23/04/2012
Rogério Vidal da Luz – ST PM
M.F 103.450-1-4"

Entenda por que o MILITAR é tratado como CULPADO até que se prove o contrário?


Entenda por que o MILITAR é tratado como CULPADO até que se prove o contrário?


Esse é um assunto que aflige tanto a policiais militares quanto militares federais. Em sites jurídicos e foruns de discussão o assunto é amplamente discutido, mas prevalece ainda o princípio antigo, o militar é "punido" antecipadamente, sendo impedido de galgar postos ou graduações superiores pelo simples fato de ser indiciado como réu em processo criminal, e assim permanece até que todas as instâncias se esgotem.

 Segundo artigo do site Sociedade Militar (http://sociedademilitar.com) muitos militares federais e estaduais sofrem com a situação, que chama de INVERSÂO do princípio constitucional da presunção de inocência. Isso torna os militares a única categoria de cidadãos não contemplada com todos os direitos garantidos pela constituição brasileira.        
      Marcelo Itagiba, Deputado Federal, sendo informado dessa situação, propôs modificações urgentes no sentido de humanizar os regulamentos militares que, segundo ele, estão defasados em relação ao estado de direito atual.
     Ser denunciado em processo não significa ser CULPADO. O direito exige que todos sejam considerados e tratados como inocentes, sendo-lhes garantidos todas as prerrogativas que são concedidas aos cidadãos que estão em situação normal.

Dispõe o inciso LVII do art. 5o da CF. de 1988: "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

     Por que então os militares sofrem sanções mesmo antes de “ser batido o martelo”? Como se sabe, no direito brasileiro existem "direitos relativos", e mesmo os direitos e garantias fundamentais podem sofrer alguns tipos de modificações para atender ao interesse da administração pública. Segundo alguns militares sub júdice, uma das frases mais ouvidas para justificar a situação é: "(...) depois você recebe os atrasados", "é como uma poupança".
       Alguns militares são obrigados a permanecer na ativa depois de 30 anos de serviço aguardando o fim de longos processos judiciais. 

Regulamento de Promoções de Praças da Marinha: Art.21. Ficará impedida de acesso: I - temporariamente, a Praça: (...) b) denunciada em processo ou submetida a Conselho de Disciplina (...).

   Estatuto dos Militares: art. 97, par. 4º “Não será concedida transferência para a reserva remunerada, a pedido, ao militar que: a) estiver respondendo a inquérito ou processo em qualquer jurisdição (...)”

       É incontestável que há várias sanções e limitações que recaem sobre militares  indiciados em processo, porém, a justiça alega que havendo previsão de ressarcimento não haverá afronta ao princípio Constitucional da Presunção de Inocência. Todavia, o entendimento da Câmara dos Deputados não é o mesmo dos magistrados, por isso a mesma decidiu sugerir à Presidência da República alterações no Estatuto dos Militares, lei que data de 1980, visando adequá-lo a esse princípio básico e aceito em todos os países democráticos.

O entendimento de tribunais superiores é:  inexiste nesses casos violação do princípio constitucional de presunção de inocência, uma vez que a própria Lei resguarda a promoção retroativa em caso de absolvição.

   A Indicação Parlamentar foi motivada por carta de um sargento da Marinha. O mesmo explica de forma comovente a insuficiência da chamada “previsão de ressarcimento”, discorrendo ainda sobre os diversos danos que afligem os militares “sub júdice”.

VEJA extrato da CARTA do sargento da Marinha CITADO PELO DEPUTADO

    (...) Há sempre comentários a título de consolo, "depois você recebe os atrasados", "é como uma poupança", mas não expressam a realidade, pode-se perceber facilmente que militares nessa situação jamais poderão ser plenamente ressarcidos por retroações de antiguidade e pagamento de salários atrasados.
      O militar em questão tem filhos em idade escolar, essas crianças, ao longo dos oito anos em que o pai se encontra sub júdice, poderiam ter estudado em escolas melhores, feito cursos extra-classe, esportes, inglês etc. Porém sua situação financeira não permite isso. Em vários outros aspectos essas crianças também são prejudicadas: alimentação, planos de saúde, tratamentos dentários etc. São prejuízos que se estenderão por toda a sua vida, seja na sua atuação escolar/profissional, seja na sua saúde.
     Quando, e se for concedida tal “reparação”, essas crianças não poderão voltar no tempo e receber o que lhes deveria ter sido proporcionado - há uma idade correta para cada tipo de investimento - tanto em saúde quanto educacional (...).        
   Os militares sub judice, que são colocados na já mencionada situação de exceção, permanecem cumprindo expediente normal nos quartéis, junto com outros militares para os quais o "tempo não parou". Freqüentemente aqueles que lhes eram diretamente subordinados são promovidos - invertendo a ordem hierárquica normal (...).
  Embora esteja claro que problemas dessa dimensão possam afetar drasticamente a condição psicológica e o desempenho de qualquer ser humano, tornando-o irritadiço, distante e desanimado, há uma interessante dualidade de tratamento, um paradoxo. Se por um lado está sempre presente o estigma de indiciado, e as já citadas restrições regulamentares, por outro procede-se como se nada de anormal ocorresse com tais militares, eles permanecem executando os mesmos tipos de serviços que executavam anteriormente; sendo-lhes cobrado o mesmo desempenho daqueles que tem perspectivas normais de carreira... têm subordinados sob seu comando etc.

Extrato da Indicação parlamentar nº 6481/2010, elaborada pelo Deputado Marcelo ITAGIBA, enviada à Presid. da Republica e ao Ministério da Defesa visando alterações no Estatuto dos militares para adequá-lo a CF1988: 
    Sugere a elaboração de projeto de lei estabelecendo novas regras, compatíveis com a Const. Federal, para os militares que estejam respondendo a Inquérito Policial Militar. Exmº. Senhor Ministro da Defesa, Nelson Jobim: Por meio da presente Indicação, sugiro a V.Exa. a adoção de todas as providências cabíveisvisando à elaboração de projeto de lei a ser submetido a essa Casa Legislativa, ou se for o caso, alterações de normas internas, com vistas a corrigir uma injustiçaque vem prejudicando militares de todas as patentes, pelo simples fatos de terem sidos arrolados em Inquéritos Penais Militares.
     Deveras, tal medida tem por escopo um dos princípios norteadores da Const. Federal, qual seja, “ninguém será considerado culpado até o transito em julgado de sentença penal condenatória”, direito fundamental, insculpido no inciso LVII, do seu art. 5º. Para melhor compreensão, do que ora se pretende, tomo a liberdade de transcrevercarta enviada pelo Sr. (omitimos o nome do militar), ao Comandante da Marinha, que bem descreve a situação ora posta ao descortino de Vossa Excelência. Verifica-se que o tema ali tratado vem ao encontro da finalidade precípua do Minist. da Defesa, criado sob a égide do Governo do Presidente Fernando H. Cardoso, para, dentre outras questões, ter a sensibilidade e a compreensão sobre a necessidade do enfrentamento de situações que, aparentemente, são consideradas dogmas, por vezes intocáveis, pelos Comandantes das Forças Armadas.  Isto posto,  (...) aguardo as providências que certamente V. Ex. adotará para solucionar a questão trazida a sua colação. Sala das Sessões, em 16/06/2010.

Bibliografia: Livro: Militares pela Cidadania e Congresso Nacional www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=481863

SP: Por telefone, PM salva bebê engasgado com leite materno


SP: Por telefone, PM salva bebê engasgado com leite materno

ELA CONTOU QUE O DESESPERO FOI CONTIDO PELO SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR
Nesta quarta-feira (23) uma mãe desesperada ligou para a Central de Operações da Polícia Militar (Copom) de Piracicaba, porque a filha de dois meses se engasgou com o leite materno.
A criança tinha acabado de ser amamentada quando foi posta para dormir no carrinho de bebê. Um soldado do Copom orientou a servente de pedreiro por telefone e que conseguiu salvar a filha, que nasceu prematura com 8 meses.
"Eu coloquei minha filha para dormir depois que dei de mamar. Ela havia arrotado uma vez e pensei que estivesse tudo certo. Meu filho de 12 anos estava na sala jogando videogame quando viu ela espumando pela boca e com leite saindo pelo nariz", contou.
Ela contou que o desespero foi contido pelo soldado Santos da Polícia Militar.
"Eu liguei no 190 e o Santos me passou muita tranquilidade. Ele sabia totalmente o que estava fazendo. Disse para eu virar a bebê de ponta cabeça, dar palmadas leves nas costas e fazer alguns movimentos", contou a mãe.
A mãe disse que repetiu as orientações por duas vezes até que a filha ficasse bem. "O soldado me perguntou se ela havia parado de espumar e se estava chorando. Mas, como ela não tinha chorado na primeira, repeti a ação", comentou.
O soldado Santos contou orgulhoso sobre a ajuda que salvou a pequena criança e disse ainda que esta não foi a primeira vez que passou por uma situação semelhante.

Aliviada, a mãe agora quer conhecer Santos para agradecê-lo. "O trabalho que eles fazem é lindo. Todo mundo que passar por uma situação dessa não deve ficar com vergonha. Tem que ligar para o 190 que o pessoal está muito preparado para ajudar. Minha filha está bem agora graças à ajuda do soldado Santos. Isso precisa ser lembrado sempre", finalizou a mãe.

Blog de menina com críticas à merenda faz escola mudar cardápio


Blog de menina com críticas à merenda faz escola mudar cardápio


Site da escocesa Martha Payne, de 9 anos, teve mais de 1 milhão de visitas e provocou mudanças na escola.

A estudante escocesa Martha Payne (Foto: BBC)
Uma menina escocesa de 9 anos provocou mudanças na alimentação de sua escola depois de fazer um blog que teve mais de 1 milhão de visitações e acabou rendendo um tuíte de apoio do conhecido chef Jamie Oliver.
Martha Payne fotografava seus lanches com a permissão da escola e postava as fotos diariamente em seu blog 'Never seconds' ('Nunca repetir o prato', em tradução adaptada), com comentários e notas sobre a comida.
Entre os aspectos avaliados pela menina, estão a qualidade da comida, a quantidade de 'garfadas' em uma porção e o número de fios de cabelo encontrados.
A repercussão do blog fez com que o conselho municipal de Argyll, na Escócia, se pronunciasse sobre o assunto e fizesse uma visita à escola da menina. O cardápio da merenda, segundo ela e seu pai, Dave, também melhorou, ainda que temporariamente.
'Dá para ver no blog que a comida voltou a piorar', disse ele à BBC Brasil.
Pai e filha foram convidados para um encontro realizado pelo chef escocês Nick Nairn, autor de diversos livros e apresentador de programas de TV, que também terá políticos e ativistas da alimentação saudável em escolas.
Foto de comida postada por Martha Payne em seu blog (Foto: BBC)Foto de comida postada por Martha Payne em seu blog (Foto: BBC)
Fotos 'chocantes'
A ideia de criar o blog, segundo Dave Payne, surgiu quando Martha chegou em casa comentando sobre um texto 'jornalístico' que teve que fazer para um trabalho escolar.
'Ela chegou dizendo que queria escrever como uma jornalista todos os dias e achamos que um blog seria a melhor ideia', conta o pai.
Desde então, a menina, que vive com a família em uma fazenda, passou a postar fotos do que comia diariamente, com comentários sobre o cardápio.
'A coisa boa deste blog é que meu pai entende por que eu estou com fome quando chego em casa', disse ela em um dos posts.
As primeiras fotos de Martha, de acordo com seu pai, foram reveladoras. As refeições, sempre em porções pequenas, incluíam pizza, hambúrgueres, frituras, poucas verduras e nenhuma fruta.
'Para ela, as fotos eram completamente normais. Para mim, foram chocantes, terríveis. Quase tão chocante quanto isso era o fato de que as crianças achavam aquela comida normal. Ela reclamava um pouco em casa, mas eu não dei muita atenção', disse Dave.
Pouco depois do primeiro post de Martha, ele escreveu em seu perfil de Twitter sobre o blog da filha. 'Na primeira meia hora, três pessoas tinham visto o blog. No dia seguinte, eram mais de 20 mil', conta. Agora, um mês depois, o 'Never seconds' já contabiliza cerca de 1,2 milhão de visitantes.
Alertado por internautas sobre o projeto, o chef Jamie Oliver chegou a mandar uma mensagem para a menina através do Twitter: 'Blog chocante, mas inspirador. Continue! Com amor, Jamie'.
Mudanças
O sucesso do blog colocou o governo local em uma saia justa. Em uma entrevista à BBC escocesa, uma representante do conselho municipal de Argyll afirmou que o almoço servido na escola não tinha problemas.
'Ela disse que não havia nada errado com a comida e que a culpa era de Martha porque ela escolheu os alimentos errados, mas ela escolhe tudo o que pode todos os dias', afirma Payne.
'Mesmo irritados, não quisemos dar mais entrevistas e nos envolver, mas depois disso a comida melhorou na escola. Coisas que ela nunca viu começaram a aparecer no cardápio. Membros do conselho foram visitar a escola com jornalistas e a comida era muito diferente.'
Os estudantes também passaram, a partir daquele dia, a ter direito a porções ilimitadas de salada, frutas e pão, além da opção de se servir novamente do que quisessem.
Martha chamou o blog de 'Nunca pela segunda vez' porque não era permitido que ela repetisse o prato, o que frequentemente a deixava com fome.
'Pela primeira vez eu vi no almoço tomates-cereja, rabanetes, cenouras e pedaços de pepino. Eu escolhi macarrão com queijo, purê de batatas, pepino e pimentões. O macarrão com queijo é sempre bom, mas eu comeria mais. Hoje me perguntaram pela primeira vez: 'É o suficiente para você?'', escreveu a menina no dia da visita.
fonte G1