quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Oito são presos na Bahia por sonegação de impostos


Oito são presos na Bahia por sonegação de impostos

Agência Estado*
Oito pessoas foram presas, nesta quarta-feira (14), durante a na Operação Marabu, desencadeada em TanqueNovo (a 829 km de Salvador), na Bahia, acusadas de causar um prejuízo estimado de R$ 54 milhões anuais ao fisco.

Entre os presos está o empresário João Neves de Oliveira, acusado de liderar uma quadrilha que burlava o pagamento de tributos decorrentes das atividades comerciais dele no ramo atacadista de mercadorias, principalmente de gêneros alimentícios. 

Outros três mandados de prisão e oito de busca e apreensão ainda devem ser cumpridos hoje. Os nomes dos demais envolvidos detidos ainda não foram informados. Eles estão sendo interrogados em Tanque Novo, mas devem ser encaminhados ao Presídio Regional de Vitória da Conquista ainda esta semana.

O empresário João Neves adquiria mercadorias em nome de empresas fictícias, com suposto endereço na Bahia e em outros estados, não pagava ICMS e utilizava como local de comercialização a empresa Central Distribuidora. João Neves também mantinha depósitos clandestinos em Tanque Novo e colocava batedores nas estradas para informar sobre a presença da fiscalização, possibilitando a fuga de veículos através da malha viária e desvios da região.

O operação foi deflagrada pela força-tarefa formada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo, a Economia Popular (Gaesf), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).

* Colaborou Juscelino Souza | Sucursal Vitória da Conquista

Nenhum comentário: