segunda-feira, 5 de março de 2012

CE: Ex-soldado da PM terá de pagar prejuízo por acidente


CE: Ex-soldado da PM terá de pagar prejuízo por acidente


O ex-PM bateu a Hilux 50 dias antes de disparar contra Bruce
Yuri da Silveira bateu uma Hilux do Ronda do Quarteirão 50 dias antes de disparar o tiro que matou Bruce, de 14 anos. Mesmo tendo sido expulso da corporação, o ex-policial é obrigado a arcar com o prejuízo
Acusado de matar o garoto Bruce Cristian Souza Oliveira em 25 de julho de 2010, o ex-soldado Yuri da Silveira Alves Batista terá de pagar R$ 3.543,49 pelo conserto de uma viatura do programa Ronda do Quarteirão. Ele conduzia o veículo quando envolveu-se num acidente 50 dias antes de disparar o tiro que atingiu a nuca do adolescente.
A condenação foi publicada no boletim interno da Polícia Militar do último dia 29 de fevereiro. A decisão, porém, é datada de seis dias antes. O POVO teve acesso ao documento. O inquérito aberto pela PM apurou as causas, efeitos e responsabilidades referentes à ocorrência de 5 de junho de 2010. Ao fim das investigações, o capitão Isaac Rodrigues do Nascimento concluiu ser de Yuri da Silveira a culpa pelos danos causados à Hilux.

Os autos indicam que o ex-soldado dirigia a viatura e invadiu “a pista de rolamento de uma via preferencial sem os devidos cuidados indispensáveis à segurança do trânsito”. A imprudência foi comprovada após a realização de laudos periciais.

O caso aconteceu no cruzamento das ruas Silva Paulet e Costa Barros, no bairro Aldeota. Expulso dos quadros da Polícia Militar cinco meses após a morte de Bruce Cristian, o ex-policial pode recorrer da sentença.

Obrigatório

Apesar de não fazer mais parte da Corporação e de a condenação só ter saído agora, Yuri é obrigado a pagar os reparos da Hilux. A informação foi confirmada ao O POVO pela assessoria jurídica do Comando Geral da PM.

O ex-militar será comunicado formalmente do resultado do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e terá de oficializar o interesse em quitar a dívida. Do contrário, o caso vai para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que moverá ação para incluir o nome de Yuri na dívida ativa. Se estiver de acordo com o veredicto, ele pagará parcelas estabelecidas pelo Governo. Os possíveis valores não foram divulgados.


ENTENDA A NOTÍCIA

Yuri da Silveira Alves Batista é acusado de um crime que chocou o Ceará em julho de 2010. Ele atirou contra a moto onde Bruce estava após o pai do garoto não obedecer a uma ordem de parada. O jovem morreu na hora.

Saiba Mais

Yuri da Silveira foi expulso da Polícia Militar cearense em 26 de dezembro de 2010.

Ele chegou a ficar detido no Presídio Militar logo após o crime, mas foi solto em 30 de novembro. Desde então, aguarda julgamento na esfera civil em liberdade.

Na última quinta-feira, O POVO divulgou, em primeira mão, decisão judicial sobre a ida de Yuri a júri popular. A defesa irá recorrer. O julgamento não tem data prevista.

O POVO entrou em contato com o advogado do ex-PM, Ernando Uchoa. Ele disse não ter conhecimento de qualquer notificação da multa de R$ 3,5 mil ter chegado a Yuri.

Quem entra para a dívida ativa do Estado fica impedido de ser empossado em cargo público decorrente de concurso. É como estar
com o nome sujo na praça.
Fonte: O Povo

Um comentário:

Bahianahora disse...

Num outro post relacionado a este assunto escrevi isto ai: Para o Governo, Yuri atirou no “estrito cumprimento do dever legal, o que reduz a responsabilidade do ente público”. “A ação de atirar deve ser justificada somente em casos extremos, o que, com certeza, não é o caso dos autos. Ficou demonstrado, que a referida abordagem policial foi um tanto precipitada e desastrosa”, rebateu o juiz.
Se para o Governo O policial agiu no estrito dever legal porque foi expulso? para pagar a pensão judicial ele cumpriu seu dever não foi? agora foi demitido porque?

1 de março de 2012 17:08,

Agora venho dicer que sobre o fato de pagar a viatura, digo que quando n´so compramos um veiculo temos que coloca-lo no seguro automotivo para nao perder-mos o nosso bem ja quitato ou ainda com prestações a vencer e por que o estado nao paga seguro também já que coloca os funcionario para dirigir para o bom funcionamento do serviço público entoa que tem que arcar é o estado ja nao basta a corrupção que os proprios governantes se esbaldam e nunca devolve ao arário público mesmo sendo julgado a pagar? Brasil um Pais de tolos.