sexta-feira, 1 de abril de 2011

Transporte: 10 empresas vão bolar projetos para a Copa de 2014

A três anos do Mundial, Salvador ainda não tem modelo definido


Bruno Villa | Redação CORREIO
bruno.villa@redebahia.com.br

O juiz apitou o início da partida, mas o primeiro gol da discussão sobre o modelo de transporte público em Salvador para a Copa 2014 só será marcado daqui a, pelo menos, 60 dias. Só em junho, a apenas três anos do pontapé inicial do torneio, o governo estadual baterá o martelo em junho. Depois, ainda serão definidas as datas de licitação e início das obras.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) recebeu manifestação de interesse de 11 empresas e consórcios que pretendiam elaborar estudos técnicos sobre qual meio de transporte deve ser adotado entre Salvador a Lauro de Freitas, na Região Metropolitana. Dez cumpriram os requisitos legais.


Ônibus articulado do sistema BRT circulou por Salvador no dia 18 de março


Participação
Na manifestação de interesse, as empresas não dão qualquer detalhe sobre suas propostas, apenas comprovam, através de documentos, que estão aptas a participar. “Neste primeiro momento, as empresas manifestaram apenas o interesse em participar, sem adiantar nada”, explicou o chefe de gabinete da Sedur, José Eduardo Copello. Somente em 1º de junho, os participantes apresentarão os estudos técnicos, financeiros, jurídicos e ambientais sobre qual modelo é melhor para a cidade - o Bus Rapid Transit (BRT), com corredores exclusivos para ônibus articulados, ou o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), uma espécie de bonde moderno.

De acordo com o Procedimento de Manifestação de Interesse 01/2011, as principais exigências são a capacidade de concluir as obras antes da Copa e que o sistema de transporte seja integrado ao metrô. As propostas não podem ultrapassar o valor de R$ 2,5 milhões cada uma.

Após esta fase, um grupo de trabalho executivo (GTE), a ser formado, terá 15 dias para escolher as melhores propostas. O resultado servirá para elaborar o edital de licitação para início das obras, ainda não sem data. A empresa que vencer a licitação deverá reembolsar totalmente ou em parte os grupos que realizaram os estudos técnicos.

Atraso A falta de um calendário claro sobre o início das obras levou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a criticar o ritmo brasileiro. “Se formos comparar com a África do Sul três anos antes da Copa, há claramente um atraso do Brasil em relação aos sul-africanos”, disse Blatter.

A prefeitura de Salvador elaborou um projeto de BRT para ligar o Acesso Norte ao aeroporto de Salvador, orçado em R$ 570 milhões (com R$ 540 milhões já liberados pelo governo federal) e com início de obras previsto para setembro deste ano. O BRT é o preferido da prefeitura por ser mais barato e por poder ser concluído mais rapidamente. Mas o trabalho pode ser desfeito, caso o governo, avalista da obra devido aos problemas financeiros da prefeitura, opte pelo VLT. “Sobre o projeto da prefeitura, o estado não tem segurança. Nos interessa fazer um estudo mais amplo”, explicou o chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), Renan Araújo.

Governo autoriza estudo após liberar verbas
Apesar do governo estadual só começar a discutir o modelo de transporte público para a Copa do Mundo de 2014 agora, desde agosto de 2010 há R$ 570 milhões - dos quais R$ 30 milhões dos cofres estaduais - liberados para implantação do Bus Rapid Transit (BRT) para ligar o Acesso Norte ao Aeroporto de Salvador.

O projeto, elaborado pela prefeitura, prevê a licitação em julho e o início das obras em setembro. A estimativa é que o sistema fique pronto em maio de 2013. Além de financiar uma parte, o governo será responsável pela realização das obras. “Foi uma decisão levando em conta o fator tempo. De qualquer forma, a verba está reservada”, disse o chefe de gabinete da Secopa, Renan Araújo.

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