quinta-feira, 31 de março de 2011

Adolescente baleada por traficante na Massaranduba morre em hospital

Ela foi atingida por conta de uma briga entre duas gangues de tráfico de drogas rivais


Redação CORREIO

A garota de 17 anos que foi alvejada na noite de ontem, no bairro da Massaranduba, em Salvador, morreu por volta das 8h desta quinta-feira (31) no Hospital do Subúrbio. Ela foi atingida por conta de uma briga entre duas gangues de tráfico de drogas rivais do bairro.

Segundo a 3ª Delegacia (Bonfim), Marize Lima de Souza foi baleada por Gilmar Santos Lima, de 18 anos, conhecido como 'Mar', por revide a um crime ocorrido no ano passado, envolvendo o namorado da jovem, conhecido como 'Gel', que também é traficante.

Enquanto Gilmar segue detido e ficará a disposição da Justiça, a polícia faz buscas pelo amigo do traficante, Anderson, que ao tentar 'ajudá-lo' na ação criminosa contra a garota baleada na Rua do Leblon, em Massaranduba, acabou atingindo o companheiro na perna.

Se passando por vítima
Ainda de acordo com a polícia, o preso teria tentado se fingir de vítima ao chegar no Pan de Roma, mas como a jovem foi encaminhada inicialmente para a mesma unidade hospitalar que o criminoso, ela acabou denunciando Gilmar para os policiais que estavam no local.

A polícia também chegou a ir à casa de Anderson Almeida e encontrou uma sacola com grande quantidade de maconha e um pacote com pó branco, que pode ser cocaína, segundo o policial. Ele permanece foragido.

Disputa pelo comando
Dentre os integrantes das duas facções criminosas que querem comandar o tráfico de drogas no bairro, estão os bandidos Gel, Aguru, Gago, Pacote, e os 'adversários' Gilmar, Junior, Anderson, entre outros

Espanhol é condenado a 30 anos de prisão por matar taxista

Crime aconteceu em setembro de 1984 e acusado ficou mais de 20 anos foragido


Foto: Marina Silva

Espanhol foi condenado a 30 anos de prisão

Redação CORREIO

O espanhol que matou o taxista Zigomar Albuquerque do Sacramento 26 anos atrás foi julgado nesta quinta-feira (31) e condenado a 30 anos de prisão em regime fechado, segundo informações do Tribunal de Justiça da Bahia. A defesa de Francisco Ramiro Ferreiro Espasandim, 52 anos, ainda pode recorrer da decisão, mas ele aguardará qualquer recurso preso.

Na sentença do juiz José Vilebaldo Freitas Pereira, o espanhol foi considerado como tendo um tipo de personalidade "violenta, perversa e extremamente agressiva". Ele foi condenado por homicídio duplamente qualificado - motivo fútil e meio cruel.

O julgamento terminou por volta das 19h50 em meio a muita comoção da plateia e de familiares do taxista. "A Bahia tem homem!", gritavam, em resposta ao que o espanhol disse ao chegar à 2ª Vara do Júri hoje pela manhã - justamente que a Bahia "não tinha homem".

O espanhol espancou o taxista até a morte em 30 de setembro de 1984, no motel Vips, em Lauro de Freitas. Além dele, o também espanhol Isauro Pazos Gerpe, 63 anos, é acusado pelo crime e está foragido.

Relembre o caso
O crime aconteceu quando Zigomar Albuquerque do Sacramento e sua esposa Edina Sacramento foram comemorar o aniversário de casamento no Motel Vips, em Lauro de Freitas. Por volta das 14h30, quando pretendia sair, o casal foi impedido porque a camareira havia identificado e informado à portaria que o cliente havia escrito na parede do apartamento a palavra “Zigom” e a letra “Z”.

A camareira chamou Francisco, que era gerente do motel, e ele chamou Isauro. Os dois trancaram o taxista no quarto e o espancaram até a morte. A esposa de Zigomar foi trancada no escritório e também foi espancada posteriormente. Depois, os acusados levaram o corpo do taxista e abandonaram perto de um outro motel - e soltaram Edina informando a ela que seu marido estava em uma delegacia de polícia.

A prisão preventiva dos gerentes do motel foi decretada em 10 de outubro de 1984, mas eles fugiram. Francisco ficou foragido por mais de vinte anos, até dezembro de 2008, quando foi preso no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, quando tentava embarcar para a Espanha.

Homem é baleado na Brasilgás

A TARDE On Line

Um homem foi baleado no final da tarde desta quinta-feira, 31, na BR-324, no km 620, na altura da Brasilgás. Segundo informou a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), Gilmar Santos de Lima, de 24 anos, foi atingido no lado esquerdo do pescoço, por volta de 18h10.

De acordo com a Polícia, a vítima foi baleada por dois homens em uma moto. O caso foi registrado na 10ª Delegacia de Polícia, em Pau da Lima. Ainda não há informações sobre os autores do disparo.

Roberto foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internado.

Tiroteio - Gilmar Santos de Lima, 18, foi baleado na perna direita, por volta de 17h20, no bairro de Massaranduba, em Salvador. O jovem contou para a Polícia que foi atingido durante um tiroteio entre gangues rivais.

A vítima foi encaminhada para o HGE, onde continua internada. O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia, no Bonfim.

Piloto do jato Legacy diz que aparelho estaria quebrado

Agência Estado

Em depoimento de mais de três horas, prestado hoje em Nova York (EUA) por videoconferência, o piloto norte-americano Joseph Lepore negou que o transponder e o equipamento anticolisão do jato Legacy tenham sido desligados antes da colisão com o Boeing da Gol, que matou 154 pessoas em 2006. Ele supôs que os aparelhos estivessem com defeito e que podem ter voltado a funcionar em decorrência do impacto, quando seus sinais voltaram a ser emitidos.

No dia anterior, o comandante do voo, Jan Paladino, afirmara que nunca tinha pilotado um jato Legacy, mas garantiu que tinha experiência com aeronaves semelhantes. Os dois negaram responsabilidade sobre o acidente. Lepore afirmou que ele e o colega fizeram 20 tentativas de contato com a torre de controle aérea de Brasília na frequência indicada no plano de voo, mas não foram atendidos. As declarações apresentaram inconsistências e o Ministério Público decidiu manter a acusação de negligência operacional e atentado contra a segurança do tráfego aéreo.

O juiz Murilo Mendes, da comarca de Sinop, que abrange o local onde o avião caiu, no norte do Mato Grosso, abrirá agora prazo para as alegações finais da acusação e defesa e, a seguir, profere a sentença. Caso condenados, os pilotos podem pegar de dois a cinco anos de reclusão, mesma pena prevista para dois controladores de voo de Brasília, que estavam de serviço na hora do acidente. A sentença, segundo ele, pode sair até o final de abril.

Salvador registra mais um caso de meningite C

AGÊNCIA A TARDE

Foi confirmado na manhã desta quinta-feira, 31, o terceiro caso de meningite meningocócica tipo C em Salvador este ano.

Uma adolescente de 14 anos, moradora do bairro do Uruguai, está internada na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Couto Maia – referência no tratamento de doenças infectocontagiosas – desde quarta-feira, 30. A garota deu entrada no hospital um dia antes, mas como o caso se agravou, ela foi transferida para a UTI.

Outros casos – Permanece internado na unidade hospitalar, um aluno de oito anos da Escola Municipal Afonso Temporal, localizado no bairro de Valéria, região periférica de Salvador. Ele é o segundo caso de estudante desta escola que apresenta a doença. No último dia 21, uma criança de 9 anos morreu no posto de saúde do bairro, vítima da doença.

Nesta quinta-feira, uma equipe de saúde do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria irá à escola e à rua em que a criança mora, em busca de pessoas que tiveram contato próximo com a vítima, para realizar a imunização.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Retroescavadeira atinge duto e interrompe fornecimento de gás na Pituba

Duto da Bahiagás foi atingido por retroescavadeira usada em uma obra na Avenida Magalhães Neto


Redação CORREIO

Um acidente provocou vazamento de gás natural na manhã desta quarta-feira (30) no bairro da Pituba. Segundo informações da Agência de Comunicação do Governo do Estado (AGECOM), o problema ocorreu por volta das 11h, quando um ducto da Bahiagás foi atingido por uma retroescavadeira usada em uma obra na Avenida Magalhães Neto.

A empresa enviou uma equipe de segurança ao local que conseguiu bloquear o vazamento. Por conta do acidente, clientes residenciais e comerciais da Pituba tiveram interrupção no fornecimento do gás. O problema já foi normalizado.

Polícia solicita imagens das câmeras de segurança para investigar saidinha

O objetivo é estudar a movimentação das pessoas que estavam na agência antes, durante e depois do saque do casal assaltado


Redação CORREIO

A equipe da 16ª Delegacia de Polícia (Pituba) solicitou as imagens gravadas pelo circuito interno de segurança da agência bancária onde um casal de empresários sacou o dinheiro roubado por bandidos na tarde desta terça-feira (29).

O objetivo é estudar a movimentação das pessoas que estavam na agência antes, durante e depois do saque. As imagens do momento do assalto, registradas pelas câmeras do Edifício Holding Empresarial, já foram analisadas. O casal foi atacado na garagem do prédio, que fica na Avenida Tancredo Neves.

Segundo a delegada titular Jussara Souza, as vítimas estiveram na manhã desta quarta-feira (30) na unidade policial para registrar o assalto e prestar depoimento sobre o episódio.

Na tarde do crime, o casal chegou a se dirigir à 16ª para efetuar queixa, mas desistiu da ocorrência uma vez que o registro teria que ser feito manualmente. O sistema on-line da unidade ainda estava com problemas, surgidos depois da queda de energia que afetou vários pontos da cidade na última segunda-feira (28).

FGV: inflação pelo IGP-M é de 0,62% em março

Agência Estado

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) foi de 0,62% em março, o que indica uma desaceleração ante a taxa de 1% apurada em fevereiro, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado de março ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro, que esperavam um resultado entre 0,54% e 0,78%. A mediana das previsões apontava taxa de 0,69%.

A FGV anunciou ainda os resultados dos três componentes do IGP-M. O Índice de Preços por Atacado - Mercado (IPA-M) avançou 0,65% este mês, após subir 1,20% em fevereiro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M) apresentou alta de 0,62% em março, ante aumento de 0,67% no mês passado. Já o Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado (INCC-M) registrou taxa positiva de 0,44% este mês, em comparação com a elevação de 0,39% em fevereiro.

A taxa acumulada do IGP-M é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel. Até março, o indicador acumula taxa de inflação de 2,43% no ano e de 10,95% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo do IGP-M de março foi do dia 21 de fevereiro a 20 de março.

terça-feira, 29 de março de 2011

Jornais internacionais noticiam morte de José Alencar

Para 'Wall Street Journal', aliança com Lula na eleição de2002 foi "histórica". Veja como repercutiu a morte do ex-vice-presidente lá fora


O espanhol "El Mundo" disse que Alencar era o 'fiel escudeiro' do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e citou que Lula chorou ao saber da notícia da morte.

O argentino "Pagina 12" lembrou a enorme popularidade que Alencar conquistou entre os brasileiros por conta de sua luta contra o câncer

O "Wall Street Journal", em sua edição online, lembrou que Alencar trouxe apoio empresaria à chapa do ex-líder sindical Lula, qualificando a aliança entre os dois em 2002 como 'histórica'

Mulher é estuprada perto do Elevador Lacerda

Segundo 3ª Delegacia, estuprador não é o "maníaco do banheiro", que age da região


Foto: Divulgação

Retrato falado do "maníaco do banheiro"

Redação CORREIO

A 3ª Delegacia registrou mais um estupro na região do Comércio na manhã desta terça-feira (29). Uma mulher de 27 anos foi atacada perto ao Elevador Lacerda - além de sofrer o abuso sexual, a vítima também foi roubada.

Segundo a delegada Vânia Nunes Seixas Matos, o crime não pode ser atribuído ao homem conhecido como "maníaco do banheiro", que já violentou pelo menos três mulheres na região, pois "o modus operandi" é diferente. "Não foi em banheiro, foi tudo diferente", diz a delegada. Segundo ela, a descrição física dada pela vítima também não é compatível com a do outro suspeito. Os dois homens estão sendo procurados pela polícia.

A polícia divulgou o retrato falado do "maníaco do banheiro" nesta terça. A descrição foi feita pela Polícia Técnica a partir da descrição de uma mulher de 18 anos, única vítima que registrou o crime na 3ª CP. O primeiro caso aconteceu em novembro de 2010 e o último em março deste ano.

Jaques Wagner lamenta morte do ex-vice-presidente José Alencar

Alencar estava internado desde segunda na UTI do Hospital Sírio Libanês


Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Alencar lutava contra câncer no abdômen

Redação CORREIO

Em nota oficial de pesar divulgada na tarde desta terça-feira (29), o governador Jaques Wagner lamenta a morte do ex-vice-presidente José Alencar, 79 anos.

"O Brasil e os brasileiros perdem um exemplo de vida como ser humano, empresário e político. O ex vice-presidente José Alencar sempre se movimentou por causas nobres, de forma digna, com caráter, humildade e coragem para enfrentar as dificuldades. Espero que todos se mirem no exemplo de vida pública que nos legou este saudoso homem", destaca a nota.

CONFIRA ESPECIAL DO CORREIO DEDICADO AO EX-VICE JOSÉ ALENCAR

Alencar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde segunda-feira (28), com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele, que lutava contra um câncer abdominal desde 1997, morreu de falência múltipla de órgão.

Empresários têm R$ 8 mil roubados em "saidinha bancária" na Tancredo Neves

A "saidinha bancária" aconteceu depois que o casal saiu do banco Itaú e voltava para o escritório


Redação CORREIO

Um casal de empresários foi assaltado na tarde desta terça-feira (29) na avenida Tancredo Neves e teve R$ 8 mil roubados. A "saidinha bancária" aconteceu depois que o casal saiu do banco Itaú e voltava para o escritório.As informações são da TV Bahia.

Dois homens em uma moto acompanharam as duas vítimas, que foram abordadas perto do estacionamento do prédio de escritório, próximo ao Centro Empresarial Iguatemi.

Após o assalto, o casal procurou a 16ª Delegacia para prestar queixa, mas a demora do sistema fez com que eles desistissem. Segundo a delegacia, eles devem voltar amanhã e há possibilidade de usar as câmeras de segurança do prédio nas buscas. Ninguém foi preso.

Serviços de mão de obra oferecem cerca de 200 vagas de emprego

Serviços de mão de obra oferecem cerca de 200 vagas de emprego

A TARDE On Line

Os serviços de mão de obra oferecem cerca de 200 vagas de emprego para esta segunda-feira, 28. Interessados devem procurar o Sine Bahia, na Avenida ACM, ou SIMM, no Comércio, Cabula VI, Fazenda Grande II e Boca do Rio. É necessário apresentar o RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

>>Confira outra oportunidades no Classificados A TARDE;

VAGAS DO SIMM:


Vendedor interno - vaga temporária
Ensino Médio, não exige experiência.
20 vagas

Auxiliar de crédito - vaga temporária
Ensino Médio, não exige experiência.
20 vagas

Promotor em cartão de crédito - vaga temporária
Ensino Médio, não exige experiência.
20 vagas

Auxiliar de depósito - vaga temporária
Ensino Médio, não exige experiência, possuir bom porte físico.
20 vagas

Motorista vigilante
Ensino Médio, três meses de experiência, possuir curso de vigilante ou reciclagem atualizado.

Representante técnico em vendas
Ensino Médio, seis meses de experiência, curso técnico em instrumentação industrial ou em automação industrial, habilitação B.

Estofador de móveis
Ensino Fundamental, seis meses de experiência.

Inspetor de soldagem
Ensino Médio, seis meses de experiência, possuir registro na Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem.

Pedreiro
Ensino Fundamental incompleto, seis meses de experiência.

Chapista de automóveis
Ensino Fundamental incompleto, seis meses de experiência.

Auxiliar em eletrônica
Ensino Médio, seis meses de experiência, habilitação B.

Técnico em eletrônica
Ensino Médio, seis meses de experiência, habilitação B, curso na área, conhecimento em equipamento de segurança eletrônica.

Passadeira de ferro industrial
Ensino Fundamental incompleto, seis meses de experiência, residir na Ribeira ou imediações.

Recepcionista bilíngue
Ensino Médio, seis meses de experiência, inglês intermediário.

Operador de grua
Ensino Fundamental incompleto, seis meses de experiência, curso na área, habilitação D.

VAGAS DO SINE BAHIA:

Ajudante de pintor
Residir no eixo Lauro de Freitas - Itapoã
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Auxiliar de confeiteiro
Ensino médio incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Babá
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Consultor de vendas
Ensino médio completo / CNH A
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Encarregado de segurança
Controle de entrada - saída / monitorar veículos e pessoas
Ensino superior completo / CNH D / Desejável Inglês e Espanhol
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Mecânico de motocicletas
Ensino médio completo / Curso na área
Experiência mínima de 06 meses na função
05 vagas

Montador de móveis de madeira
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
15 vagas

Padeiro
Residir no eixo Paralela – Itapuã – Lauro de Freitas
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
04 vagas

Pintor de automóveis
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Pintor de paredes
Disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas
Fundamental incompleto / Vivência com fachadas
Experiência mínima de 06 meses em carteira
30 vagas

Pedreiro
Disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas
Fundamental incompleto / Vivência com fachadas
Experiência mínima de 06 meses em carteira
30 vagas

Supervisor de telemarketing e atendimento
Liderança de equipes / monitoria de resultados
Superior incompleto / informática (Excel e relatórios)
Experiência mínima de 06 meses na função
05 vagas

Ladrão que atuava no Centro Histórico assume 14 homicídios

Ladrão que atuava no Centro Histórico assume 14 homicídios

Tássia Correia l A TARDE

O criminoso retratado em agressão contra um turista português em A TARDE na segunda-feira, 28, foi apresentado nesta terça, 29, na Delegacia do Turista de Salvador (Deltur). Iran Teixeira Santos Júnior, 18 anos, assumiu não só essa tentativa de assalto como confessou já ter participado de pelo menos catorze homicídios em outros bairros da cidade.

A prisão aconteceu na manhã desta terça na casa do acusado no bairro de Pau Miúdo, após denúncias anônimas. Apesar disso, policiais da Deltur destacam que o fato do turista agredido no Pelourinho não ter apresentado queixa e de os outros crimes terem sido cometidos antes de Iran completar a maioridade aumentam as chances de impunidade.

Iran fez 18 anos há pouco mais de um mês, no dia 14 de fevereiro. “Vamos representar ao juiz, mas sem localizar a vítima não podemos garantir que ele continuará preso”, comentou a titular da Deltur, delegada Marita Souza.

Iran é suspeito de envolvimento em pelo menos treze assassinatos na região de Pau Miúdo e tem passagem pela Fundação da Criança e do Adolescentes (Fundac), de onde saiu há cerca de quatro meses. “Os traficantes usam adolescentes para crimes mais graves como execução e tudo indica que Iran era um desses escolhidos”, pontuou Marita.

Sobre a ocorrência no Centro Histórico, o acusado disse que agiu por oportunismo: “Outro menino daqui tentou arrancar a corrente. Quando vi que ela estava partida e ainda no pescoço do cara parti para cima dele, mas acabei saindo sem nada”.

Vigilante é morto a tiros após briga com marginais em Valéria

Vigilante é morto a tiros após briga com marginais em Valéria

Clarissa Pacheco | A Tarde On Line

Um vigilante foi morto a tiros na tarde desta terça-feira, 29, na localidade conhecida como Morada do Sol, invasão próxima à Lagoa da Paixão, no bairro de Valéria. Anaelson Silva Lima, de 31 anos, que trabalhava para a empresaReação, foi baleado em várias partes do corpo por dois homens, que invadiram a casa onde ele morava, atirando.

De acordo com o delegado responsável pela 8ª CP (CIA-Aratu), Roberto Dias Alves, Anaelson havia se envolvido em uma briga com um marginal nas imediações da Brasilgás. “Ele e um amigo, conhecido como Gu, se atracaram com os marginais. O amigo de Anaelson conseguiu sacar uma arma, mas o carregador ficou na mão do marginal, que fugiu em uma moto e prometeu vingança”, explicou o titular.

Por volta das 15h de hoje, dois homens foram até a casa onde mora o rapaz chamado Gu e atiraram contra ele, atingindo-o no braço. Logo depois, se dirigiram à casa de Anaelson, na invasão Morada do Sol. Anaelson conseguiu pular a janela e o muro da casa, mas foi alcançado cerca de 50 metros depois. Os homens efetuaram vários disparos contra o vigilante.

Autores identificados – Segundo informou o delegado Roberto Dias Alves, os autores dos disparos já foram identificados pela polícia. “Já sabemos quem são e esperamos prendê-los nas próximas horas”, disse.

Os dois homens, que não tiveram os nomes divulgados, já teriam passagens em outras delegacias por tráfico de drogas, desmonte e assalto.

CUIDADO COM ESSE APARELHINHO

CUIDADO COM ESSE APARELHINHO

Repare neste Aparelhinho. Veja-o muito bem!

Se você for a um cibercafé ou lanhouse ou usar o computador em hotéis
Veja bem se encontra este aparelho instalado na traseira da máquina











Novo dispositivo ligado no final
do cabo do teclado do PC.

Este dispositivo guarda todas as suas senhas
inseridas com as teclas quando utiliza o equipamento.
Pode ser usado em:
cibercafés, exposições, hoteis e aeroportos, especialmente onde se utiliza Internet para entrar em contas bancárias
Este dispositivo armazena tudo o que for teclado.

Assim, examine o PC que você utilizar em sítios ou lugares públicos,
e procure qualquer peça suspeita instalada por detrás dele,
antes de utilizá-lo.

SEM ALARIDOS, ANTES DE QUALQUER RECLAMAÇÃO,CHAME DE IMEDIATO AS AUTORIDADES, pois a peça é facilmente removida.
Por favor, reenvie a todos os seus contatos para avisá-los desta fraude

Condição de saúde de José Alencar não tem mais tratamento, diz médico

Condição de saúde de José Alencar não tem mais tratamento, diz médico

Do UOL Notícias
Em São Paulo



Não há mais tratamento para a atual condição de saúde do ex-vice-presidente da República José Alencar, disse o médico Raul Cutait nesta terça-feira (29). Um novo boletim médico divulgado no final desta manhã pelo hospital Sírio Libanês, em São Paulo, informou que o ex-vice-presidente está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) "em condições críticas".

Segundo o boletim, Alencar, que está com quadro de oclusão (obstrução) intestinal e peritonite, está "sedado na companhia de seus familiares e estão sendo oferecidas as medidas de suporte necessárias".

Nova cirurgia está descartada, diz médico

Em entrevista coletiva, o médico Raul Cutait, da equipe que acompanha o ex-vice-presidente, disse que não há mais possibilidade de se fazer qualquer intervenção cirúrgica em função do estado de saúde do paciente. “Ele está tomando muito analgésico e sente muita dor. A pressão está muito baixa --ele vive um momento difícil da vida dele, mas estamos dando toda as medidas de suporte para ele não sofrer”, concluiu.

Alencar foi internado no início da tarde de ontem (28) às pressas, após sentir fortes dores abdominais. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, as dores foram causadas por uma nova obstrução intestinal em fase crítica acompanhada de sangramento, que é uma sequela de tumores cancerígenos na região do abdômen.

O ex-vice-presidente tinha recebido alta do Sírio-Libanês há 12 dias.

As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos médicos Paulo Hoff, Raul Cutait, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão.

No hospital, Alencar está acompanhado de sua mulher, dona Mariza, dos filhos e dos netos.

Corpo de francês assassinado é liberado pelo Consulado da França

Segundo cônsul, o corpo do empresário se encontra numa funerária, ainda não divulgada


Redação CORREIO

O corpo do francês Sylvain Maurice Mathey, 39 anos, assassinado a tiros na Federação, foi liberado neste domingo (27) pelo Consulado da França. Segundo informações de Pierre Sabate, cônsul da França em Salvador, o corpo do francês será transferido para a cidade de Besançon.

Ainda segundo cônsul, o corpo do empresário se encontra em uma funerária não divulgada, sendo preparado para transferência. A data da viagem ainda não foi definida por problemas burocráticos.

Relembre o caso
O empresário francês aguardava em um bar na Federação pela volta da namorada quando dois homens chegaram atirando. Sylvain foi atingido por disparos na cabeça e morreu na hora na Barraca do Deraldo, na rua Engenheiro Afonso Oliva. A namorada baiana do francês, que havia reatado com o francês na sexta-feira, ficou conturbada com o acontecido.

Além de Sylvain, os criminosos também atingiram na cabeça Jorge Luiz Muniz Bittencourt, 50, que jogava dominó no bar. Ele foi socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. Jorge Luiz tinha passagem pela polícia por estelionato.

O dono da barraca, Deraldo Batista, 57, atingido por um tiro na região das nádegas, lembra que, antes de atirar contra Jorge, um criminoso disse ao comparsa que o francês era o alvo errado. “Um deles gritou: ‘Não é esse não!’ Eles confundiram Sylvain e mataram o outro homem. O francês não tinha nada a ver”, atesta. Deraldo também foi socorrido ao HGE e recebeu alta no mesmo dia.

Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em Feira de Santana

As prisões foram feitas depois de operaçaõ realizada com parceria entre as equipes da 1ª Coorpin, da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da 3ª companhia de Polícia (CP) da cidade

Foto: Polícia Civil

Homens foram presos em flagrante


Redação CORREIO

Quatro pessoas foram presos em Feira de Santana, a 110 km de Salvador, após Operação Visão Noturna, realizada este final de semana. Os homens foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e foram encaminhados para o Complexo Policial da cidade e uma mulher foi para o Presídio Regional.

Entre os quatro homens estavam Sergio Paixão de Jesus, 24 anos, Alan Jesus de Assis, 25, e Edson Lima dos Santos, 26 anos, apresentados nesta segunda-feira (28). Segundo informações do site Acorda Cidade, eles foram flagrados quando embalavam droga em um beco localizado na Travessa Baurú, no bairro Campo do Gado Velho. Foram apreendidos com o grupo grande quantidade de maconha e 15 pedras de crack.

Além do grupo, uma mulher foi presa ao comercializar crack na porta de sua residência. Maria Silva, 42 anos, foi autuada em flagrante e conm ela estavam 70 pedras de crack.

A operação foi realizada com parceria entre as equipes da 1ª Coorpin, da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da 3ª companhia de Polícia (CP).

Nordeste Operação: desafio agora é permanecer

Plano prevê o reforço de 120 PMs no Nordeste de Amaralina


Leo Barsan | Redação CORREIO
leo.barsan@redebahia.com.br

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Nilton Régis Mascarenhas, apresentou ontem ao secretário da Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, o Plano de Operação de Permanência da PM no Nordeste de Amaralina. Segundo o comandante, 120 PMs vão reforçar o policiamento na região. “A operação foi realizada com êxito, mas vamos atender o chamamento da comunidade, da qual tivemos o apoio total nestes dias de ocupação”, ressalta Mascarenhas.

Segundo ele, a estrutura policial no local contará com helicóptero do Grupamento Aéreo da PM, Polícia Montada, Esquadrão Águia e de batalhões especializados, como o Choque. “Vamos manter esses grupos a fim de continuar na busca de marginais que estão ali infernizando a vida daquelas pessoas. O jogo começou. A PM vai continuar firme e forte”, garante.


Moradores do Nordeste de Amaralina torcem pela permanência do policiamento na região

Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Hélio Jorge, a equipe da 28ª Delegacia, no Nordeste de Amaralina, também será reforçada. “No mínimo, mais dez policiais serão incorporados e farão frente às investigações. O trabalho continuará sendo realizado com base na investigação e suporte do setor de Inteligência para identificar pessoas que estão causando problemas na comunidade e retirá-las de circulação”.

Desejo
A permanência dos policiais na comunidade é um dos desejos dos moradores do Complexo do Nordeste. A cabeleireira Simone de Souza, 37 anos, levava a filha de 3 anos para a escola, no Nordeste de Amaralina, ontem pela manhã, segundo ela, com mais tranquilidade. “Estava muito preocupada com a minha filha no meio de tudo isso. Espero que a polícia fique e a paz reine sempre. Este final de semana nos deu uma sensação gostosa de tranquilidade. É disso que precisamos”, define.

Já o aposentado Carlos Lima, 59, espera que a presença da polícia no bairro traga de volta à comunidade aquilo que ele tem apenas nas lembranças. “Quando eu nasci, pegava areia no Areal para enfeitar a casa. Eu era menino e empinava pipa, todo mundo batia papo. Dá saudade da nossa liberdade. Hoje sou desconhecido em meu próprio bairro por causa da bandidagem”, lamenta. “Com eles (os policiais) aqui, estou com a sensação boa, mas tem que melhorar muito. Se não mantiver, volta tudo. Tem que dar emprego a essa gente”, reflete.

Segundo o secretário da Segurança, a Base Comunitária de Segurança vai permitir a entrada de outros setores sociais no bairro. “Vimos alguns problemas, a exemplo da falta de serviços públicos essenciais exatamente pela questão da insegurança. Com a implantação da Base chega também a limpeza pública, a saúde, a moradia digna, o lazer e a educação”, acredita.

A parceria da comunidade com a SSP deve ser ampliada. “Essa integração é louvável. Foram mais de 200 ligações para o Disque-Denúncia nos últimos três dias que nos permitiram alcançar alguns criminosos”.

Estudo indica as áreas onde polícia atuará
Para combater o crime, informação. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Instituto Sangari, revelou quais as cidades mais violentas do país, com base nos números de homicídios registrados pela Polícia Civil dos estados. Simões Filho, na Região Metropolitana, ficou em segundo lugar. Os dados estão servindo para nortear as ações da SSP e orientar a implantação das bases comunitárias.

“Uma série de fatores contribui para que as pessoas entrem no mercado da droga, da prostituição, do narcotráfico. Queremos atuar em todas as formas para evitar isso. E segurança pública é essencial. Vamos entrar nas comunidades para evitar que os jovens continuem a morrer”, garante o secretário Maurício Barbosa.

Polícia começa operação de ocupação no Calabar e Alto das Pombas

Polícia começa operação de ocupação no Calabar e Alto das Pombas

A ocupação permanente começa, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), com a identificação e prisão de criminosos


Redação CORREIO

A polícia começou na madrugada desta terça-feira (29) mais uma operação de ocupação de bairros de Salvador. Segundo informações do capitão Marcelo Pitta, responsável pela comunicação da Polícia Militar, os trabalhos foram iniciados durante a madrugada e visam a instalação da primeira Base Comunitária de Segurança de Salvador, baseada no modelo carioca das Unidades de Polícia Pacificadora. De acordo com o a assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP), 228 policiais militares e 60 policiais civis atuam na operação, que visa cumprir 14 mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Calabar será primeiro bairro de Salvador a receber a Base Comunitária de Segurança

O coronel Nilton Mascarenhas, comandante da Polícia Militar na Bahia, informou em entrevista à imprensa que alguns dos procurados já foram detidos, mas não divulgou um balanço parcial dos resultados. Os números só serão anunciados posteriormente em coletiva da SSP.

A ocupação permanente começa com a identificação e prisão de criminosos e a aplicação do policiamento comunitário, 24 horas por dia. A ação será estendida até a implantação da Base Comunitária, prevista para o final de abril, nas instalações do Centro Comunitário do Calabar.

Para a ocupação permanente do local, 150 policiais militares tiveram treinamento financiado pelo Ministério da Justiça, através do método Koban, usado pelos japoneses e que tem como característica a parceria da polícia com a população.

Parceria com a comunidade
Assim como aconteceu no Rio de Janeiro, a polícia baiana solicita à população que ajude os trabalhos com denúncias que levem a esconderijos de armas e drogas na região. Sem precisar se identificar, os moradores podem fazer o contato através do disque denúncia 3235-0000.

Bandidos usam redes de esgoto para tentar fugir da polícia

Bandidos usam redes de esgoto para tentar fugir da polícia

AGÊNCIA A TARDE

A rede de esgotos que liga o bairro Nordeste de Amaralina a outras regiões da capital baiana, principalmente à orla marítima, tem sido a nova rota de fuga dos traficantes que tentam furar o bloqueio policial montado no local desde a madrugada da última sexta-feira, 25.

No mesmo dia da ocupação policial que resultou em três mortes, entre elas a do chefe do tráfico da região, Luiz Fernando Anunciação da Cruz, o Camisinha, 16 pessoas foram capturadas na praia do Buracão, no Rio Vermelho, orla da capital baiana, ao tentar fugir pela rede de esgoto.

Por conta disso, a polícia está mapeando as “novas” rotas de fuga dos bandidos, para evitar que eles escapem e se abriguem em outras áreas da cidade. Além da praia do Buracão, a polícia já identificou outras quatro possíveis saídas das galerias e intensificou o policiamento nos locais.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, Nilton Mascarenhas, os trabalhos no bairro serão encerrados na próxima terça-feira, 29, porém afirma que pelo menos 100 policiais permanecerão nos bairros participantes da operação.

No total quatro bairros foram invadidos pelos policiais: Nordeste de Amaralina, Chapada do rio Vermelho, Vale das Pedrinhas e Santa Cruz.

Atentado contra policial militar antecipou ação no NE de Amaralina

Atentado contra policial militar antecipou ação no NE de Amaralina

Paula Pitta* | A Tarde On Line

A megaoperação realizada pela polícia no Nordeste de Amaralina neste final de semana foi motivada por denúncias de moradores da região de que o traficante Camisinha teria determinado que todo policial que fosse ao local seria recebido com violência. A informação foi passada pelo delegado-chefe da Polícia Civil, Hélio Jorge, na manhã desta segunda-feira, 28, em coletiva de imprensa na qual foram divulgados dados da operação iniciada na sexta-feira, 25. O estopim que desencadeou a operação foi a agressão ao policial Edvaldo Santos de Jesus, atingido na cabeça no dia 21 de março, quando fazia ronda no local. O PM ficou sem a visão do olho direito.

De acordo com o secretário Maurício Barbosa, a investigação do tráfico no Nordeste de Amaralina havia começado há três meses e já existia a previsão de que acontecesse uma operação no bairro, mas não agora. "Por conta do ocorrido, resolvemos antecipar a ação”, explicou o secretário. Segundo ele, os 30 mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos e o principal objetivo, que era capturar Camisinha, foi cumprido, já que este morreu em confronto com os policiais.

Pane em subestação da Chesf deixa 220 mil sem energia elétrica

Pane em subestação da Chesf deixa 220 mil sem energia elétrica

Davi Lemos l A TARDE

Ferrnando Amorim/Agência A TARDE
Na Loja Borges Calçados, a gerência estimou prejuízo em torno de R$ 500
Na Loja Borges Calçados, a gerência estimou prejuízo em torno de R$ 500

Uma pane na subestação Matatu da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no Matatu de Brotas, causou nesta segunda-feira, 28, a falta de energia elétrica em 15 bairros de Salvador, deixando 220 mil pessoas sem luz. A falha ocorreu às 13h47 e, segundo a Chesf, e o serviço foi restabelecido às 14h56, sendo que somente às 15h56 o sistema foi completamente normalizado.

Em nota, a Chesf afirmou que, “imediatamente após o desligamento, foram tomadas as medidas necessárias para restabelecer o suprimento (de energia) no menor tempo possível”. Entretanto, a falha também atingiu cinco subestações da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), nos bairros da Graça, Federação, Lapinha, Amaralina e Candeal.

Segundo a Coelba, ficaram sem energia elétrica Graça, Canela, Campo Grande, Vitória, parte de Nazaré, Federação, Barra, Amaralina, parte da Pituba, Cidade Jardim, Lapinha e Alto do Itaigara, dentre outros bairros. A companhia baiana informou que as subestações do Candeal e de Amaralina tiveram o fornecimento de energia normalizado dois minutos após a pane, o que minimizou os contratempos nestas regiões.

Em nota enviada à imprensa, a Chesf não informou as causas da pane na subestação de Matatu de Brotas. Segundo sua assessoria de comunicação, nesta terça, 29, será realizado um parecer definitivo sobre a falha ocorrida. Ainda no texto, a Chesf, afirmando estar ciente dos transtornos causados, informa que “espera contar com a compreensão de todos que foram atingidos pela falta de energia elétrica”.

Trânsito - Com a pane no sistema elétrico, os semáforos deixaram de funcionar no Centro, Comércio, Barra, Ondina, Avenida Centenário e Barris. Na Praça da Piedade, região onde o corte de energia durou por cerca de uma hora, pessoas contaram que os acidentes só não ocorreram por conta da prudência dos motoristas.

“Aqui na Praça (da Piedade), deu para ver que alguns motoristas estavam se complicando por conta do sinal que não funcionava. E foi em hora de movimento”, disse a vendedora ambulante Cláudia de Souza Lima, de 23 anos. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) não houve grandes engarrafamentos.