quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Mais candidatos a vereador são multados por propaganda irregular

Da RedaçãoEm São Paulo, Uol Notícias
O juiz Adriano de Mesquita Carneiro, integrante da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral de Belo Horizonte, multou, nesta quarta-feira (20), mais dois candidatos a vereador, por propaganda irregular em bem particular de uso comum. O valor de cada multa, R$ 5 mil, deverá ser depositado no fundo partidário, no prazo de 30 dias. O juiz acolheu denúncia do Ministério Público Eleitoral em duas representações. Na representação 101/2008, o multado foi o vereador Carlos Lúcio Gonçalves (PR), que, de acordo com a denúncia do MPE, praticou propaganda eleitoral irregular por meio de inscrição a tinta em muro de bem particular de uso comum. Segundo o juiz Carneiro, "todos aqueles cidadãos que transitam pelo local conseguem visualizar perfeitamente a pintura no muro, sendo o imóvel, portanto, de livre acesso ao público e a propaganda apta a influenciar a vontade do eleitorado". Já na representação 98/2008, o candidato a vereador João Bosco Rodrigues também praticou propaganda irregular, afixando cartaz com sua propaganda em um muro de uma oficina de motocicletas denominada "Skina Motos". Para o juiz, os cidadãos transeuntes pelo local poderão ser influenciados pela propaganda do candidato. Propaganda fora de hora Na terça-feira (19), o juiz presidente da CFPE, Octavio Augusto De Nigris Boccalini, multou em R$ 21.282,00, por propaganda extemporânea (antes do dia 6 de julho), o candidato Nilton Gonçalves Moraes, que fez lançamento de sua candidatura através do site de relacionamento "Orkut", no qual inseriu seu currículo profissional e político, além da mensagem: "Em 2008, contamos com você e sua família, vamos juntos até a vitória". Gonçalves deverá depositar esse valor no fundo partidário dentro de 30 dias, contados do trânsito em julgado da decisão.Com informações do TRE-MG.

Preso é morto em cadeia de Recife (PE); 24 foram assassinados em 2008

da Folha Online
Um homem que estava preso no presídio Aníbal Bruno, no Recife (PE), foi esfaqueado e morreu na madrugada desta quinta-feira. Trata-se da 24ª vítima de homicídio dentro do presídio só no ano de 2008.
Segundo a Secretaria de Ressocialização, David Luiz de Freitas, 28, foi esfaqueado por cerca de outros dez detentos entre os pavilhões A e B. Os presos aproveitaram que todos estavam fora das celas devido ao banho de sol e o atacaram. Nenhum integrante do ataque foi reconhecido.
Informações da diretoria do presídio Aníbal Bruno dão conta que Freitas era integrante de um grupo denominado "Junior Box", que atua na região de Santo Amaro e que possui integrantes fora e dentro das celas. O ataque foi motivado por um rixa com grupos rivais, segundo a secretaria.
Socorrido e encaminhado ao hospital Otávio de Freitas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele estava detido desde julho no Aníbal Bruno cumprindo pena por tráfico de drogas. Antes de ir para o Aníbal Bruno, ele havia passado pelo Cotel (Centro de Observação Criminológica e Triagem).
O Aníbal Bruno é um dos presídios mais problemáticos do Recife. A capacidade do local é para 1.448 presos e suporta 3.543, mais do que o dobro. Desde janeiro deste ano, 24 presos foram assassinados dentro das dependências do presídio.

Lula chama estudantes ricos de "babacas"

LETÍCIA SANDERenviada da Folha de S.Paulo a Juazeiro do Norte (CE)
Em um discurso inflamado durante inauguração de um campus universitário em Juazeiro do Norte (CE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva taxou ontem à noite seus críticos de "babacas" que não entenderam a "revolução" na área da educação.
Lula usou duas vezes a palavra "babaca". A primeira foi ao falar do Prouni (Programa Universidade para Todos), classificado por ele de "idéia genial".
"Quando criamos o Prouni tinha um tipo de gente que fazia discurso assim contra o governo: "ah, estão privatizando a educação", "ah, estão dando dinheiro para universidade particular". Ou seja, os babacas não percebiam que estávamos fazendo uma revolução na educação brasileira", afirmou.
Logo depois, reclamou dos estudantes que protestaram contra a alteração, via Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que aumenta de 12 para 18 a média de alunos por professor nas universidades federais.
"Aí tinha um tipo de estudante daqueles que vocês sabem, que vai para a reitoria querer bater no reitor. "Ah, 18 alunos é muita gente na sala de aula, 18 alunos vai atrapalhar a educação". O babaca rico que já estudava não queria que o pobre tivesse a chance", disse, evocando o discurso de ricos e pobres, e dizendo que prefere governar para os últimos.
"Eu digo todo dia: governo para todos, não discrimino ninguém. Mas faço como a minha mãe. Se eu tiver um bife, não tem um filho mais bonito que vai comer sozinho não. Todos vão dar uma lambidinha."
Lula fez diversas referências ao próprio passado no discurso. Numa delas, culpou seus antecessores pela violência urbana ao dizer que "a política econômica estabelecida neste país nos últimos 40 anos fez gerar duas gerações de jovens sem oportunidades". Então lembrou ser o oitavo filho de uma família pobre, na qual "ninguém virou bandido, nem nunca roubou um centavo".
Depois, falava da frustração de não ter podido estudar mais - ele não tem curso superior - quando então confidenciou que, se pudesse, teria optado pela economia.
Num momento de preocupação com a inflação e freqüentes críticas de bastidores à atuação do ministro Guido Mantega (Fazenda), ele alfinetou: "Porque economista é uma beleza. Quando economista é oposição, ele tem solução para tudo. Quando ele chega no governo, não tem solução para nada".
O presidente ironizou o desempenho da seleção nas Olimpíadas, ao dizer que "se os jogadores da seleção olímpica tivessem a mesma garra que os estudantes do Prouni, a gente teria agora que disputar medalha no domingo". Alguém da platéia lembrou que o futebol feminino ainda está na disputa.
"Ah, as mulheres são as mulheres... Por isso é que eu sou cada vez mais mulher", aproveitou. Ao seu lado, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), tida como o nome do PT para 2010, sorriu. Ao fim do discurso, Lula disse esperar que quem vier depois dele seja melhor. A platéia, formada na maioria por petistas e simpatizantes do governo, interrompeu sua fala aos gritos de "Dilma, Dilma".

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Rússia intensifica ataques à Geórgia, diz Tbilisi

Agencia Estado
A Rússia ignorou os apelos por um cessar-fogo e as advertências diplomáticas dos Estados Unidos e intensificou hoje os ataques à Geórgia, informou o governo instalado em Tbilisi. Depois de ter tomado o controle da região separatista georgiana pró-Moscou da Ossétia do Sul, aviões de guerra russos voltaram a bombardear a Geórgia, informou Tbilisi. Com a Rússia informando que mais de 2.000 pessoas já morreram no conflito, a Europa lidera os esforços diplomáticos para pôr fim às hostilidades por intermédio dos chanceleres da França, Bernard Kouchner, e da Finlândia, Alexander Stubb.Os emissários europeus estiveram hoje em Tbilisi para negociar com o governo da Geórgia. Amanhã, eles deverão se encontrar com o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, em Moscou. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, também deverá ir a Moscou. A França ocupa atualmente a presidência de turno da União Européia (UE). Em Pequim, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse ao primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, que a ofensiva de Moscou é "inaceitável". Os EUA são os principais aliados da Geórgia no Ocidente."Mais de 50 aviões russos estão voando sobre a Geórgia. Tbilisi foi bombardeada. As bombas atingiram o povoado de Kojori e a montanha de Makhata", informou o Ministério das Relações Exteriores da Geórgia. Já o Ministério de Interior informou que os aviões russos bombardearam radares no aeroporto de Tbilisi e atingiram alvos civis na cidade de Gori, perto da fronteira com a Ossétia do Sul. Os aviões russos já haviam bombardeado uma base de forças especiais e um centro de controle de tráfego aéreo na periferia da capital georgiana, prosseguiu o porta-voz. Três soldados russos foram mortos e 18 ficaram feridos por forças georgianas na Ossétia do Sul, apesar de a Geórgia alegar ter retirado suas tropas, informou a agência de notícias Interfax citando uma fonte ossetiana. A Rússia, que já posicionou navios de guerra no Mar Negro, prepara-se para enviar mais 9.000 soldados para reforçar suas posições na Abkházia, outra região separatista georgiana pró-Moscou, disse um oficial do Exército russo citado pela Interfax. Moscou também está enviando mais 350 veículos blindados para reforçar o contingente que oficialmente atua como força de paz no território separatista, disse Alexander Novitsky, porta-voz do governo russo.

Projeto prevê pena maior em acidentes com vítima

Agencia Estado
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado analisará na quarta-feira um projeto de lei para endurecer as penas para motoristas envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas. O texto também prevê que o juiz seja comunicado imediatamente pela polícia dos fatos para suspender a habilitação do motorista. Se aprovado, o projeto, que já tem parecer favorável, seguirá diretamente para a Câmara.As principais mudanças que essa lei trará ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dizem respeito aos artigos 306, 308 e 309, que tratam respectivamente de dirigir sob efeito de álcool ou drogas, participar de "rachas" e guiar sem habilitação. A nova medida propõe a possibilidade de tratar como crime doloso - cometido com intenção - os acidentes fatais.Os motoristas alcoolizados ou sem habilitação que provocarem acidentes com feridos poderão ser condenados a até 8 anos de prisão. Se houver mortes, a pena pode chegar a 12 anos. O projeto também proíbe que as penas sejam substituídas por prestação de serviços comunitários.Nos casos de acidentes considerados crimes culposos - sem intenção -, o projeto também prevê um aumento nas penas. Atualmente, o infrator pode ser condenado de 2 a 4 anos de prisão, além da suspensão da carteira de habilitação. Após as mudanças, a pena pode variar de 3 a 5 anos. O texto também traz uma elevação nas penas mínimas para os infratores, mesmo quando não provocam acidentes. Por exemplo: dirigir alcoolizado atualmente pode resultar em uma pena de 6 meses a 3 anos de prisão. O projeto prevê que ela seja aumentada para de 1 a 3 anos. O período mínimo de suspensão das CNHs também pode ser elevado para 6 meses. As mudanças, no entanto, não poderão ser usadas no julgamento de acidentes que aconteceram antes da sanção do projeto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Adolescente é morto e outro ferido a tiros em briga em Feira de Santana

A Tarde on line
O adolescente Rodrigo Oliveira Nascimento, 13 anos foi assassinado com um tiro na cabeça na noite deste domingo, 10, em Feira de Santana (a 108 km de Salvador). O crime foi cometido por um grupo de rapazes que teria se envolvido em uma briga com os amigos da vítima. Um primo do menino, Felipe Oliveira Araújo, 16 anos também foi baleado e está internado em estado grave no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).Segundo familiares das vítimas, os garotos participaram de uma festa em uma casa de show na cidade, onde houve uma briga envolvendo vários rapazes. Ao final da festa, os primos retornavam para casa quando foram abordados por outros adolescentes. Eles teriam sido espancados antes de ser baleados. “O Felipe quando viu o grupo se aproximando, mandou o Rodrigo correr, mas quando tentou sair foi alvejado com um tiro na cabeça”, contou um familiar, que acrescentou que os assassinos teriam ainda levado as roupas e tênis de Felipe.Felipe foi alvejado com um tiro no tórax e foi submetido a intervenção cirúrgica, segundo informações médicas do HGCA seu estado de saúde é delicado. O corpo de Rodrigo está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado.O crime está sendo investigado pelo delegado Madson Sampaio titular da 2ª Delegacia. Rodrigo foi o terceiro adolescente assassinado no bairro George Américo este ano. No início do mês, dia 02, foi atingido por uma bala perdida o estudante Dionilson Santana Barros, que tinha apenas 14 anos, quando conversava com amigos em uma praça do bairro.Também vítima de bala perdida a garota Jéssica Lopes Machado, 12 anos, foi morta com um tiro no pescoço no inicio deste ano. Apenas a morte de Dionilson Santana teve o autor identificado e preso pela polícia.

Anvisa suspende propagandas de medicamentos

A TARDE On Line
A Anvisa proibiu a propagando do Chá de Amora Miura, divulgado através da internet. O produto, da empresa Comercial de Alimentos Meninos do Campo, não tem registro no órgão. A Anvisa também suspendeu as propagandas do medicamento Mirador, que atribuam características superiores ao que este remédio oferece e também comparação com outras substâncias.

domingo, 10 de agosto de 2008

Ainda para quem gosta de ler!!!

acesse http://biblioteca.uol.com.br/, e descubra um mundo de assuntos e curiosidades nesta biblioteca on line desde assuntos em diversas áreas à obras de referências bem como dicionários de nome. Consulte

Livros grátis

Você gosta de ler? então não pode deixar de visitar o site http://www.tiosam.com/livros.asp, lá encontrara diversas obras de autores nacionais e estrangeiros e o que a página pede em troca, é que você contribua com a divulgação do site dê uma olhada.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mercado de antiguidade promete virar loja oficial da Olimpíada após Jogos

Rodrigo BertolottoEm Pequim (CHN)
"Liga para mim na próxima semana, e eu consigo alguma coisa para você. Talvez eu consiga um exemplar da tocha para você levar para o Brasil." O vendedor está cercado de vasos da dinastia Ming, objetos cristãos e memorabilia comunista.
O pedido inusitado faz o comerciante improvisar. Terá que mobilizar seus contatos para conseguir o item desejado. Qual seria o preço? "Depende quanto trabalho eu levar para achá-la. Pode ser 800 ou 1.000 yuans", estipula o senhor Fang. Parece caro R$ 200 ou R$ 250. Afinal, o item se espalhou pela China depois de dias e dias de trajeto até a pira, que será acesa nesta sexta no estádio Olímpico. Há, porém, sempre espaço para a barganha atrás de um valor que não passe da metade do preço sugerido.
O mercado de antiguidade Pan Jia Yuan virou uma referência para quem vai a Pequim atrás de fina arte de decoração dos chineses. O problema é que os objetos autênticos que fizeram fama do local já se foram faz tempo. Principalmente no galpão principal, onde os ambulantes espalham cacarecos e penduricalhos sobre toalhas.
Um deles tenta convencer que a caixa com tabuleiro e peças de xadrez são de "1.000 anos atrás". Pede 500 yuans, para logo pedir sorridente 200 yuans. A mesma tática é usada com um antigo mahjong, jogo que tem sistema parecido ao da paciência do baralho, mas que utiliza pedras como o dominó, mas com figura de plantas e ideogramas. Nada disso é tão antigo e algumas dos artigos podem ter sido forjados na semana passada. Essas reproduções, contudo, são ótimas, o que pode indicar que se aparecer uma tocha olímpica por lá pode ser uma réplica que nem levou o fogo dos Jogos.
De qualquer forma, o governo chinês só permite que o estrangeiro saia do país com objetos posteriores a 1795. Portanto, não adianta tentar achar uma obra milenar. E melhor se concentrar em comprar nas lojas oficiais de produtos licenciados ou nas barraquinhas de piratas, que conseguem escapar da promessa do governo local de barrar a atividade. Mas dentro de duas semanas, esses Jogos de Pequim farão parte do passado tanto quanto os últimos imperadores na Cidade Proibida ou a invasão japonesa.
Os itens esportivos são poucos no mercado Pan Jia Yuan. No corredor de selos, alguns álbuns guardam exemplares chineses, como a série de 1980 que celebrou a Olimpíada de Moscou, da qual a China acabou não participando. Há fotos de pingue-pongue e jogos de mesa, mas a leva esportiva está mesmo esperando que o maior evento da área passe pela capital chinesa.
Por enquanto, o que domina por lá são objetos de decoração, móveis e instrumentos - até caco de cerâmica é comercializado por lá. Um dos vendidos são os relógios e despertadores com os braços de Mao Tse-tung, líder da Revolução Comunista de 1949 que continua reverenciado no país, apesar de já ter virado um objeto pop.
Mas com as vendas em baixa nos dias de semana (sábado e domingo são mais movimentados), os vendedores fazem sua Olimpíada particular de carteado. Entre uma mão e outra, olham os visitantes e gritam "luca, luca" e "guda, guda", querendo dizer look (veja) e good (bom).

Supremo proíbe uso abusivo de algemas

RENATA GIRALDIda Folha Online, em Brasília
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira proibir o uso abusivo de algemas. Por unanimidade, os ministros concluíram que as algemas devem ser utilizadas apenas em casos excepcionais ou quando há ameaça ao acusado, ao policial ou outras pessoas. A decisão envolveu uma ação específica, mas poderá servir como recomendação para outras situações semelhantes.
O ministro-relator Marco Aurélio Mello --da ação ingressada por um réu condenado por homicídio em Laranjal Paulista (SP), que critica o fato de ter sido algemado durante todo o período que durou o tribunal de júri-- entendeu que houve abuso no uso de algemas no caso do denunciado.
O relator sugeriu também que fossem enviadas cópias da decisão para o ministro Tarso Genro (Justiça) e os secretários estaduais de Justiça para fixar a "tese de excepcionalidade" do uso de algemas. O ministro Cezar Peluzo disse ainda que poderia ser editada uma súmula --definindo que terá efeito vinculante.
Houve um intervalo na sessão e os ministros, no retorno, definirão se terá ou não efeito vinculante --obrigando que todos os tribunais sigam essa mesma decisão.
O julgamento do caso de Laranjal Paulista gerou um debate no plenário da Suprema Corte. Apesar de a ação tratar de uma situação específica, os ministros deverão definir ainda hoje se a decisão poderá ser tomada como uma espécie de jurisprudência (referência) para outros processos semelhantes.
A discussão foi acirrada nos últimos dias em decorrência das várias críticas sobre a prisão dos envolvidos na Operação Satiagraha, realizada pela Polícia Federal. Na prisão dos acusados, o banqueiro Daniel Dantas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta foram filmados e fotografados com algemas.
O presidente do STF, Gilmar Mendes, disse nesta quinta-feira que o julgamento era fundamental porque trata do "princípio da dignidade da pessoa humana".
Segundo ele, não há dúvida alguma de que o tribunal deveria se pronunciar sobre o assunto.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

De virada, Bahia supera a Ponte e volta a vencer em Feira

Do UOL Esporte
Em Salvador

O Bahia conseguiu vencer novamente em Feira de Santana ao derrotar a Ponte Preta por 2 a 1 de virada com um gol aos 42 min de Paulo Roberto. O time tricolor acabou com a invencibilidade de seis jogos do time de Campinas. Foi a segunda vitória do Bahia em oito jogos como mandante no Campeonato Brasileiro da Série B.
O Bahia agora soma 25 pontos na sexta colocação e se aproxima ao G-4, grupos das equipes que ascendem à Série A, enquanto a Ponte permanece com 26 pontos na quarta colocação.

No próximo sábado, às 16h10, o Bahia enfrenta o lanterna do campeonato, o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió. No mesmo dia e horário, a Ponte Preta reencontra sua torcida no confronto com o Paraná no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
O jogo começou com as duas equipes buscando o gol, mas foi a Ponte Preta que abriu o placar logo aos 5 min. Após um cruzamento de Ricardo Conceição, Marcelo Soares apareceu na pequena área para empurrar, quase deitado no chão, a bola dentro do gol de Darci, placar 1 a 0 Ponte Preta. O Bahia tentou reagir, mas o time de Campinas dificultava a situação marcando a saída de bola tricolor.

A Ponte saia nos contra-ataques na tentativa se surpreender o anfitrião mais uma vez. No entanto, o que se viu depois do primeiro gol da partida foi um jogo bastante truncado. Mesmo assim, o alvinegro dominava o meio-de-campo, impedia a progressão do time tricolor e tinha as rédeas da partida. Aos 33 min o Bahia chegou com perigo, o atacante Paulo Roberto conseguiu penetrar a grande área, mas chutou para a defesa do goleiro Aranha.
Aos 36 min o time tricolor assustou a Ponte em cobrança de Elias que passou raspando no travessão. A equipe alvinegra respondeu em seguida no chute forte de Ricardo Conceição que foi para fora. Aos 41 min o time de Campinas quase ampliou o placar, Darci salvou o Bahia na defesa em dois tempos. A Ponte Preta terminou o primeiro tempo à frente no placar ao envolver o Bahia com a forte marcação e uma disposição tática bastante eficaz.
O técnico Arturzinho fez duas alterações na equipe do Bahia para tentar reverter o placar. Bruno Lopes entrou no lugar do volante Emérson Cris e Luciano Baiano no lugar de Marcone que estava improvisado na lateral direita. Mas a Ponte começou o segundo tempo chegando ao gol tricolor com mais perigo. Aos 5 min Darci falhou e saltou a bola nos pés de Marcelo Soares que chutou para a fora.
O Bahia respondeu no minuto seguinte com o cruzamento perigoso de Luciano Baiano, mas Aranha subiu para fazer a defesa. A Ponte respondeu no cruzamento que Luis Ricardo cabeceou para a boa defesa de Darci. O jogo seguiu com as equipes se alternando no ataque. Aos nove min o time tricolor chegou em boa jogada de Paulo Roberto que tocou para Galvão na grande área, mas a defesa adversária conseguiu recuperar a bola.
Aos 19 min Paulo Roberto tocou para a penetração de Ávine na grande área, mas Aranha saiu para tirar a bola dos pés do lateral-esquerdo. Aos 22 min o volante Bilica da Ponte Preta foi expulso e o Bahia partiu para o tudo ou nada com a entrada do atacante Jones. Aos 25 min quando acabou de entrar, o jogador sofreu um pênalti. Elias cobrou rasteiro no meio do gol e empatou o jogo, placar: 1 a 1.
Aos 32 min o Bahia perdeu uma boa oportunidade de virar, Bruno Lopes lançou para Paulo Roberto, ele chutou em cima do goleiro Aranha que espalmou a bola. Aos 39 min Aranha salvou a Ponte depois de uma excelente defesa na cabeçada de Galvão que aproveitou o cruzamento de Bruno Lopes. Aos 42 min Aranha não teve chance, depois do cruzamento de Rafael, Paulo Roberto jogou no fundo da rede, placar: 2 a 1 Bahia.
BAHIA
Darci; Marcone (Luciano Baiano), Cléber Carioca, Rogério e Ávine (Jones); Fausto, Emerson Cris (Bruno Lopes), Rafael e Elias; Paulo Roberto e Galvão
Técnico: Arturzinho
Ponte Preta Aranha, Raulen, Gum, Jean e Vicente; Ricardo Conceição, Bilica, Leandrinho (Danilo Neco) e Renato; Luís Ricardo e Marcelo Soares
Técnico: Paulo Bonamigo
Data: 05/08/2008
Local: Estádio Jóia da Princesa, em Feria de Santana
Público: 6.126 pagantes
Árbitro: Fabrício Correa (RS).
Auxiliares: Paulo Ricardo Conceição (RS) e Ivaney Alves (SE).
<>Ricardo Conceição, Leandrinho, Bilica, Jean, Rogério
<>Bilica

Tabela Completa

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/2008/serieb/classificacao.jhtm

Multidão cai em escada rolante no Japão; assista

Da BBC

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas depois que uma escada rolante em um centro de convenções em Tóquio, no Japão, parou bruscamente, derrubando dezenas de pessoas.
A escada rolante do Tokyo Big Sight, de 30 metros de comprimento, inicialmente estava subindo, mas de repente tremeu e parou de funcionar, o que fez com que cerca de 60 pessoas no pé da escada caíssem para trás.
De acordo com os bombeiros, os ferimentos aparentemente não foram graves, já que foram causados por pessoas caindo umas em cima das outras.
A polícia abriu uma investigação para apurar a causa do acidente.

Candidatos à prefeitura de Salvador apostam na segurança

Patrícia França, Lília de Souza, Regina Bochicchio e Rita Conrado, do A Tarde

O candidato a prefeito do DEM, deputado ACM Neto, que já propôs a instalação de câmeras “Big Brothers” para monitorar a violência nos bairros e a criação da Secretaria de Prevenção da Violência, informou, nesta terça-feira, 5, que, caso seja eleito, vai baixar um decreto dando ao município a prerrogativa de desapropriar imóveis usados pelos traficantes de drogas. A idéia é transformar estes bens em utilidade pública e destiná-los à construção de creches, escolas ou centro de recuperação de dependentes químicos.
“Salvador entrou na rota do tráfico de drogas e é preciso adotar medidas que possam coibir esta prática”, explica o candidato, para quem a reclusão penal já não se mostra suficiente para enfrentar o crime organizado. Neto diz que a medida não atinge apenas o traficante, mas àqueles que cedem seus imóveis, em troca de favores ou elevado aluguel, para servir ao comércio ilegal de drogas. A desapropriação desses imóveis, segundo ele, se dará com base em preços simbólicos, sem prejuízos ao município.
Assunto que vem sendo debatido exaustivamente na coordenação de campanha de ACM Neto, a segurança pública será tema da palestra que o sociólogo colombiano Hugo Acero, que é consultor da ONU, fará nesta quarta-feira, 6, às 18 horas, no Hotel Fiesta. Acero falará para candidatos a prefeito e a vereador do Democratas sobre "Ações municipais para segurança pública".
CÂMERA – O prefeito João Henrique (PMDB), que tenta a reeleição, também anuncia proposta semelhante ao Big Brother. “Estamos iniciando a implantação de câmeras de vigilância que serão instaladas, ainda este ano, em pontos estratégicos de vários bairros”, afirmou o peemedebista. João Henrique  destacou outras ações da sua gestão no setor. “A Prefeitura de Salvador não tem se omitido e vem dando sua contribuição para reduzir os índices de violência em Salvador. Como ações concretas, podemos citar a obrigatoriedade de instalação de câmeras de segurança nos ônibus. Setenta por cento da frota, já circulam com o dispositivo”, enfatizou o prefeito.
Entre outras iniciativas, o prefeito frisou a criação da Guarda Municipal, cujo efetivo já está em treinamento, e a execução do programa Banho de Luz, que, na sua avaliação, tem ajudado a inibir as ocorrências de assaltos. João Henrique promete que, além dos dois mil integrantes da Guarda Municipal já selecionados, a corporação terá seu efetivo aumentado com a abertura de concurso para preenchimento de mais mil vagas.
INTELIGÊNCIA – O candidato do PT a prefeito de Salvador, Walter Pinheiro, disse que pretende criar uma Central de Operações da Prefeitura que atue em conjunto com os serviços de inteligência das polícias Civil e Militar. “Com uma mesma rede de telecomunicações, colocaremos a Guarda Municipal em interação com as polícias, e investiremos em inteligência policial através da disponibilização pelas empresas de telecomunicações de linhas e serviços de ponta, possibilitando ferramentas de alta tecnologia para a Guarda Municipal”, explicou Pinheiro.
Além disso, propõe a criação de um centro tecnológico, na perspectiva de apostar em outras ferramentas para combater a criminalidade. Nesta mesma frente, o candidato do PT pretende criar, nas escolas municipais, programas de cultura, lazer, entre outras ações, que aproximem a comunidade local das escolas. “Vamos investir em policiamento ostensivo e reorganizar o espaço urbano para superar a dificuldade de acesso da polícia a vários lugares”, complementou.
O candidato a prefeito de Salvador pelo PSOL, Hilton Coelho, acredita que é preciso tratar a segurança pública com um plano emergencial, que seria pensado a partir de conversas com quem vive nos bairros mais violentos da capital. Hilton defende que os recursos para a segurança pública deverão vir do Estado, cabendo à prefeitura a tarefa de garantir iluminação pública, organizar os espaços físicos, investir em educação e áreas de lazer para as pessoas. “Não estamos falando da questão da violência, e sim da segurança pública. Entra aí a questão da educação, habitação e políticas de emprego e renda. Isso tem de estar no Plano de Governo – o PSOL apresentará o seu na semana que vem –, senão é política imediatista”.
Para  Antônio Imbassahy (PSDB) é preciso haver convergência nas ações federais, do Estado e município, com cada esfera entrando com as atribuições constitucionalmente previstas. “O aparelho repressor – força militar, com viaturas e inteligência –, é importante, mas tão importante quanto isso são as ações de inclusão social, como dotar os bairros de escola, espaços de lazer e postos de saúde”. O ex-prefeito alerta que, quando o Estado não tem o controle sobre os espaços públicos, cria-se um ambiente propício à criminalidade.

Câmara conclui votação da MP que reajusta salários de 1,4 milhão de servidores

Agência Brasil

Brasília - A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira, 5, a votação da Medida Provisória 431, que reajusta os salários de 1,4 milhão de servidores federais - 800 mil civis e 600 mil militares das Forças Armadas. A medida provisória segue agora à apreciação do Senado.

Nas votações desta terça, os deputados da base aliada do governo rejeitaram todos os destaques apresentados à MP pela oposição, visando alterar o texto principal aprovado. As votações foram todas simbólicas, graças a um acordo firmado pelos líderes dos partidos de oposição com os governistas para votar hoje os destaques e adiar para amanhã outras votações.