quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Vacinação contra rubéola esvazia bancos de sangue

Agencia Estado
Bancos de sangue em diferentes pontos do País estão com os estoques em situação crítica em razão da vacinação contra a rubéola, que impede doações por 30 dias. Segundo os serviços, o desabastecimento é principalmente de plaquetas, componentes do sangue essenciais para coagulação e que podem ser armazenados por menos de uma semana depois de doados aos hemocentros.

?É uma situação crítica que nunca foi vista?, afirmou ontem o diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Dante Langhi Júnior. ?Há risco real de morte para pacientes que precisam de plaquetas.?

Nos últimos dias as principais unidades e a sociedade divulgaram apelos pelas doações de pessoas que ainda não se vacinaram e daquelas com mais de 40 anos, público que não é alvo da campanha de imunização que termina na próxima sexta-feira e enfoca principalmente adultos de 20 a 39 anos, justamente a faixa etária que mais costuma doar sangue. Mais de 47 milhões de pessoas já foram imunizadas.

O problema de desabastecimento já atinge pelo menos São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba. A orientação é para que a doação seja feita antes da vacinação nos que necessitam ainda da imunização contra a rubéola.

A vacina contra a rubéola impede doações por um mês porque, assim como outras, é feita com vírus atenuado, que permanece por um tempo no sangue da pessoa imunizada. Caso um paciente com a saúde debilitada receba o vírus atenuado pode ter complicações. As informações são do Jornal da Tarde.

Nenhum comentário: