quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Guarda Municipal hoje na rua

A sede da Guarda Municipal, na antiga sede da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), na Avenida San Martin, esteve bastante movimentada ontem, logo cedo. Os guardas municipais que desfilaram na parada de 7 de Setembro começaram a trabalhar nas ruas da capital. O efetivo chega a 600 homens e mulheres, distribuídos em viaturas, motocicletas e a pé. Novos pontos da cidade foram beneficiados com a chegada dos agentes, como Piedade, Campo Grande, São Pedro, Comércio, Cidade Baixa, Subúrbio, Amaralina e Rio Vermelho. 
   Segundo a superintendência da Guarda Municipal de Salvador (GMS), nove turmas de guardas aguardam para receber treinamento nas faculdades Olga Mettig e Batista. Eles chegam à medida que são nomeados pela prefeitura e habilitados pela Secretaria Municipal da Administração (Sead). Depois de passarem pelos testes físicos e psicotestes, os selecionados fazem curso de treinamento com profissionais da Polícia Militar da Bahia, advogados e outras áreas da educação, onde aprendem defesa pessoal, imobilização, táticas policiais, legislação de trânsito, ética moral, cidadania e disciplinas jurídicas. 
   Foi graças a este treinamento que o guarda municipal, comandante de viatura que cobre a área das avenidas Centenário/Garibaldi, Genildo Pereira Júnior, de 18 anos, pode enfrentar situações de risco. Desde o dia 1º de setembro, quando tomou posse, ele já teve que apartar brigas entre moradores de rua e profissionais do sexo. Ele diz que ainda não enfrentou pessoas armadas, mas seu companheiro de viatura sim, quando teve que desarmar um assaltante. No próximo ano, os guardas municipais sairão às ruas armados, como informa a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), à qual a GMS está vinculada. 
   Antes, porém, eles receberão um curso para manuseio de armas de fogo, atendendo às exigências da legislação federal que estabelece o uso de armamento para guardas municipais em cidades com mais de 500 mil habitantes. Ainda segundo a Sesp, a implantação da GMS é um esforço da prefeitura, mesmo sabendo que a segurança pública é um dever do Estado. A medida se soma a outras já adotadas pela administração pública, como a instalação de câmeras nos ônibus e o banho de luz, que melhorou a iluminação pública trazendo mais segurança à população.

Nenhum comentário: