sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cuidados quando um animal invadir a pista.


Cuidados quando um animal invadir a pista.

Vai pegar estrada? Além das preocupações habituais, a presença inesperada de animais nas estradas pode ser um risco extra. As colisões de carros com animais são mais comum do que pode parecer, infelizmente.
Fique sempre alerta ao ver sinalização de placas de trânsito informando a presença de animais, pois isso significa que acidentes podem ter ocorrido naquele local ou que a passagem de animais é frequente na pista.
Para evitar estes acidentes, siga estes conselhos:
1- Ao ver o animal tente reduzir a velocidade, não buzine e nem acenda os faróis para o animal não se assustar. Quando o veículo for ultrapassá-lo, feche os vidros e reduza a marcha passando lentamente;
2 – Preste muita atenção, quando um animal atravessar a estrada, pois outros poderão vir em seguida;
3 – Fique atento aos horários das 5 às 8 h e das 17 às 22 h onde a presença de animais é mais frequente. E principalmente nos descampados e em áreas com arbustos.
Se você pressentir que a colisão será inevitável:
Animais de pequeno porte: Tente desviar sem virar o volante com movimentos bruscos ou frear. Tente apenas desviar, caso não seja possível, segure o volante firmemente para manter o veículo alinhado.
Animal de grande porte: Desvie em direção ao acostamento mais próximo, desde que não tenha árvores ou objetos e cuja largura seja adequada. Se não for possível, evite pegar o animal de frente, ou freie assim que o ver e solte o pedal do freio no momento da batida, assim todo o peso do animal ficara concentrado na parte dianteira evitando levar o animal ao capô ou no vidro da frente.
Observação: Seja responsável e respeite as velocidades máximas e mínimas nas estradas, e use o cinto de segurança, pois ele é uma grande proteção.

Nenhum comentário: