segunda-feira, 16 de março de 2009

Inscrições para curso gratuito de TI começam na segunda (16)

Redação CORREIO

Inscrições para curso de formação gratuita em Tecnologia da Informação (TI) começam nesta segunda-feira (16) e vão até a sexta-feira (20). São oferecidas 400 para jovens do 1º e 2º ano da rede pública de ensino.

Todas as informações e acompanhamento do processo seletivo podem ser feito pelo site da Secretaria Estadual de Educação (SEC). A primeira fase do programa contará com turmas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas.

As provas para a seleção serão realizadas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, em 4 de abril e o resultado divulgado no dia 8. As aulas começam em 27 de abril.

Serão 500 horas de aulas e os melhores alunos têm grandes chances de colocação no mercado devido a uma parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet e a Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação.

“O programa está focado em áreas que possuem muitas vagas em aberto no mercado baiano. Existe uma demanda muito grande por profissionais capacitados nestes segmentos e que possuam conhecimento em inglês. Por isso o programa também conta com aulas de inglês básico”, explicou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira.

Necessidade de mão-de-obra qualificada
Dados do Instituto Brasil para a Convergência Digital (IBCD) apontam que 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Na mesma pesquisa, o IBCD verificou que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência das empresas desse setor.

Histórico
A iniciativa faz parte do Programa Aprendizado Jovem (Proaj), uma ação do Governo da Bahia em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Plano Setorial de Qualificação (Planseq).

A turma piloto do programa já formou 80 alunos e 350 outros jovens estão em sala de aula desde 11 de fevereiro deste ano.

(com informações da Agecom)

Nenhum comentário: